Abaixo do Par

Conceito de Abaixo do Par: A expressão “abaixo do par” é utilizada nos mercados de títulos para designar que a cotação de um determinado título…

Conceito de Abaixo do Par

Abaixo do Par

A expressão “abaixo do par” é utilizada nos mercados de títulos para designar que a cotação de um determinado título (acção ou obrigação) está abaixo do seu valor nominal. A mesma expressão é utilizada também para caracterizar uma obrigação quando o seu valor de subscrição é inferior ao seu valor nominal. No caso das acções, também pode acontecer uma situação de subscrição abaixo do par quando a sua emissão é acompanhada de uma incorporação de reservas.

A expressão Abaixo do Par adquire maior importância no caso das obrigações dado que o valor nominal tem maior relevância na medida em que representa o valor de por norma é pago pela entidade emitente ao seu detentor. No caso da cotação da obrigação estar abaixo do par, tal significa que essa obrigação está a desconto ou seja, está a ser comercializada abaixo do seu valor de reembolso. Partindo do princípio de que os mercados são eficientes, esta situação pode acontecer por dois motivos:  risco de default (risco de incumprimento do emitente no pagamento dos juros ou do capital no fim da maturidade); risco de taxa de juro (risco associado à taxa de juro do mercado para investimentos alternativos em substitutos próximos).

742 Visualizações 1 Total
742 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo