Utilidade

Apresentação do conceito de utilidade; a utilidade como conceito base da teoria do consumidor…

A utilidade, conceito base de toda a teoria do consumidor, representa a satisfação ou prazer que os consumidores retiram do consumo de determinado bem. O comportamento do consumidor baseia-se na premissa fundamental de que as pessoas tendem a escolher os bens e serviços a que atribuem maior valor, isto é, aqueles que lhes permitem obter maior utilidade.

Apesar de ser difícil quantificar e medir, é através do conceito de utilidade que é possível explicar a forma como os consumidores conseguem efectuar as suas escolhas de consumo tendo em conta o seu rendimento disponível e os preços dos bens e, portanto, explicar a forma das curvas da procura. Tal é possível porque, apesar de não se poder quantificar a utilidade, é possível ordenar os bens por ordem de preferência. E é a partir desta possibilidade de ordenar cada um dos bens pela sua utilidade que os economistas já há mais de um século conseguiram deduzir a curva da procura e as suas propriedades.

4241 Visualizações 1 Total
4241 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.