Taxa Marginal de Substituição Técnica

Conceito de Taxa Marginal de Substituição Técnica: A Taxa Marginal de Substituição Técnica (ou Rácio de Substituição Técnica) representa a taxa a que uma empresa pode…

Conceito de Taxa Marginal de Substituição Técnica

A Taxa Marginal de Substituição Técnica (ou Rácio de Substituição Técnica) representa a taxa a que uma empresa pode substituir um determinado factor produtivo por outro, mantendo o mesmo nível de produção.

Num mapa de isoquantas, e para cada combinação de factores produtivos, a Taxa Marginal de Substituição Técnica é dada pela inclinação da isoquanta que passa no ponto que representa a referida combinação de factores produtivos.

Algebricamente, a Taxa Marginal de Substituição (TMST) pode ser calculada pela seguinte função matemática:

TMSTKL = ( dP / dK ) / ( dP / dL )
em que P é a Produção, K a quantidade do fator produtivo K, L a quantidade do fator produtivo L e d a variação marginal da variável; assim, dP / dK será a Produtividade Marginal do fator K e dU / dL a Produtividade Marginal do fator L.

6288 Visualizações 3 Total
6288 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo