Samuelson, Paul A.

Apresentação da vida e obra do célebre economista Paul A. Samuelson; Seus principais contributos para a Ciência Económica (…)

Biografia de Paul A. Samuelson

Nascido em 1915 no Massachussets, Estados Unidos, Paul Anthony Samuelson foi professor de Economia no MIT (Massachusetts Institute of Technology) onde em 1947 se tornou professor catedrático. Em 1970 torna-se no primeiro norte-americano a ser galardoado com Prémio Nobel da Economia “Pelo desenvolvimento da teoria económica estática e dinâmica e pela sua contribuição ativa para elevar o nível da análise na ciência económica“.  Colaborou na revista Newsweek, revista para a qual escreveu durante vários anos uma coluna económica. Foi conselheiro económico dos presidentes John F. Kennedy e Lyndon B. Johnson samuelsonpaula, consultor académico da Reserva Federal e do Tesouro norte-americano e foi chamado frequentes vezes a dar a sua opinião perante o Congresso dos Estados Unidos. Foi ainda Presidente da Econometric Society, da American Economic Association e da International Economic Association. Morre em 2009 com 94 anos de idade.

Contributos para a Ciência Económica

Considerado como um neokeynesiano generalista, e segundo muitos como o fundador da economia moderna, destaca-se pelo facto de ter sido um dos primeiros autores a aplicar, de forma extensiva, o cálculo matemático (em especial a termodinâmica) à teoria económica. Alguns dos seus principais contributos para a ciência económica foram na área da teoria do equilíbrio geral, da função consumo e da estabilidade do mercado. Samuelson foi ainda o responsável pela cunhagem da expressão “Síntese Neoclássica”, que une a economia keynesiana com os ensinamentos clássicos num único corpo teórico. Deu também importantes contributos para a fundamentação microeconómica da macroeconomia, que nessa altura continuavam ainda muito afastadas.

Além dos seus importantes contributos para o desenvolvimento da economia enquanto ciência, Samuelson tornou-se também conhecido como autor do best seller Economics: an Introductory Analysis, publicado pela primeira vez em 1948 e que vendeu mais de quatro milhões de exemplares, tendo sido traduzido em mais de quarenta línguas e utilizado como manual em numerosas universidades de todo o mundo. Uma referência ainda para o seu livro Foundations of Economic Analysis, editado pela primeira vez em 1947 e considerado como a sua verdadeira obra-prima, derivado da sua tese de doutoramento na Universidade de Harvard, no qual faz uso da termodinâmica clássica para o desenvolvimento de modelos económicos.

Good questions outrank easy answers.
Paul Samuelson

3474 Visualizações 2 Total
3474 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo