Recurso

Conceito de Recurso: Em economia, o termo recurso designa todo o tipo de bens utilizados na produção de outros bens podendo, por isso, ser…

Conceito de Recurso

Em economia, o termo recurso designa todo o tipo de bens utilizados na produção de outros bens podendo, por isso, ser considerado como um termo equivalente a “factor de produção” ou insumo (na terminologia brasileira). A questão dos recursos assume uma importância fulcral para a ciência económica – esta importância reside no facto dos recursos, além de serem os factores de produção utilizados na produção de bens, serem também, na sua grande maioria, escassos, isto é, não existem em quantidades ilimitadas. Esta escassez dos recursos, obriga os agentes económicos a fazerem escolhas nomeadamente quanto à forma de utilização desses mesmo recursos para produzir bens e quanto à forma como são distribuídos entre os diferentes indivíduos.

Na teoria económica são geralmente considerados três tipos de recursos: a Terra (terras cultiváveis, florestas, minas, mar e outros recursos naturais); o Trabalho (trabalho exercido pelo Homem) e; Capital (máquinas e equipamentos, tecnologias, instalações, matérias primas, energia, etc). Além dos três recursos ‘tradicionais’ podem ainda ser considerados outros, nomeadamente a ‘organização’, isto é, a capacidade de gerir os restantes recursos de forma a conseguir o máximo de produção com o mínimo de recursos.

2027 Visualizações 4 Total
2027 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo