Procura Agregada

Apresentação do conceito de Procura Agregada

A Procura Agregada (ou AD, do inglês Agregate Demand) é a quantidade total (ou agregada) do produto que é possível adquirir para uma determinado nível de preços, mantendo-se tudo o resto constante (coeteris paribus). Representa, portanto, a despesa desejada pelo conjunto de agentes económicos, nomeadamente: consumo das famílias, investimento das empresas, gastos do estado e exportações líquidas.

Componentes da Despesa Agregada:

. Consumo das Famílias (C): O consumo das famílias é determinado essencialmente pelo rendimento disponível (rendimento pessoal líquido de impostos); outros factores que determinam o consumo são as expectativas dos consumidores quanto à evolução do rendimento, a riqueza acumulada das famílias e o nível agregado de preços.

. Investimento das Empresas (I): As despesas de investimento incluem a acumulação de capital fixo (equipamentos e instalações) e de stocks de existências. As suas principais determinantes são o nível de produto, o custo do capital (que por sua vez dependo das políticas fiscais e das taxas de juros) e as expectativas dos empresários.

. Gastos do Estado (G): os gastos do estado representa a despesa pública em bens e serviços, em custos com trabalhadores públicos, etc. Ao contrário da despesa privada (consumo e investimento), esta componente da despesa agregada é determinada essencialmente por decisões políticas.

. Exportações Líquidas (X-M): as exportações líquidas correspondem às exportações (X) subtraídas das importações (M). Enquanto as importações são determinadas pelo rácio entre os preços internos e os preços externos e pelas mesmas determinantes da despesa privada (consumo e investimento) e da despesa pública, as exportações (que correspondem às importações do exterior) são determinadas por motivos simétricos ao das importações.

Representação Gráfica da Despesa Agregada:

Procura Agregada

Procura Agregada

As deslocações da Procura Agregada podem ser originadas por mudanças nas políticas macroeconómicas (por exemplo variações na política monetária ou na política orçamental e fiscal), alterações nos produtos estrangeiros, confiança das famílias e das empresas, etc.

18228 Visualizações 6 Total
18228 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.