Princípio do Acelerador do Investimento

O que é o Princípio do Acelerador do Investimento

O Princípio do Acelerador do Investimento é uma teoria económica sobre o comportamento do investimento, segundo a qual uma variação na taxa de variação da produção induz uma variação no mesmo sentido na procura para investimento. Tal significa que o principal determinante do investimento é a taxa de variação da produção, isto é, o investimento será elevado quando o produto estiver a crescer e será menor quando o produto estiver a diminuir. De facto, numa situação em que a produção (mais propriamente a produção planeada) estiver a crescer, as empresas sentem a necessidade de aumentar a sua capacidade produtiva e tal é conseguido pelo aumento do investimento bens de capital (equipamentos, tecnologias e instalações).

Algebricamente, o Princípio do Acelerador do Investimento pode ser descrito pela seguinte função: K*t = v.Yt, em que K*t é o Capital desejado (ou óptimo) num determinado momento, Yt o Produto nesse mesmo momento e ‘v’ representa o acelerador, um coeficiente que mede a relação Capital/Produto (v é necessariamente positivo).

principio-do-acelerador

Quais os efeitos sobre o capital (K) de uma aumento do produto (Y):

Acelerador simples:

Se considerearmos que no período inicial ‘t’, o stock de capital ‘K’ se encontra no nível ópimo, isto é, o stock de capital efetivo (Ket) é igual ao K óptimo (K*t) [Ket=K*t], então um aumento no produto ‘Y’ (ou no produto planeado) originará um aumento do stock de capital desejado (aumento do stock de capital corresponde ao Investimento ‘I’). Assim, o ajustamento óptimo será dado por: K*t+1= v.Ket+1.

No caso do ajustamento se efectuar num único período:

K*t+1– K*t = Ket+1– Ket = It = v.(Yt+1– Yt) = v.∆Y

Em suma: It = v.∆Y

Acelerador flexível:

Neste caso também consideramos que existe uma relação óptima entre o stock de capital e o produto mas considera que podem existir desfazamento temporais no ajustamento entre o stock óptimo de capital (K*t) e o stock de capital efectivo (Ket). Neste pressuposto, a relação entre o investimento e o produto seria dada pela seguinte expressão:

It = b.(K*t – Kt-1), em que ‘b’ é uma constante entre 0 e 1 e K*t = v.Yt

4824 Visualizações 2 Total
4824 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.