Microeconomia

Conceito de Microeconomia – O termo Microeconomia designa um ramo da Economia que estuda o comportamento das unidades económicas individuais (…)

Conceito de Microeconomia

O termo Microeconomia designa um ramo da Economia que estuda o comportamento das unidades económicas individuais (nomeadamente as empresas e os consumidores) consideradas quer isoladamente, quer nas suas relações mútuas.

Uma das funções base da microeconomia é a de procurar explicar a formação dos preços quer dos bens de consumo final, quer dos factores de produção (considerados individualmente), recorrendo para isso à Teoria da Procura, à Teoria da Oferta e à Teoria da Produção.

Além da formação de preços, a microeconomia procura também justificações para a existência de falhas nos mercados e para a formação e forma de funcionamento das diferentes estruturas de mercado, nomeadamente os mercados de concorrência imperfeita (monopólios, oligopólios e concorrência monopolística) e os mercados de concorrência perfeita.

6628 Visualizações 3 Total
6628 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo