Factor de Produção

Conceito de Factor de Produção

Os factores de produção (ou inputs) são bens, duráveis ou não, utilizados para produzir outros bens mediante a utilização de determinados processos e tecnologias de produção. Em modelos económicos teóricos, cada um dos factores de produção é incluído numa função a que é dada a designação de função produção, a qual procura medir a quantidade máxima de produção para diferentes quantidades de factores produtivos.

Categorias/Tipos de Factores de Produção

Uma das categorias de factores de produção são os inputs duráveis, isto é, não consumidos durante o processo produtivo. Tradicionalmente os economistas classificam os factores de produção em três grandes categorias: terra, trabalho e capital:

Factores de Produção Fixos e Variáveis

Um distinção geralmente efectuada entre factores de produção é quanto à sua flexibilidade no curto prazo. Quando é possível variar a quantidade do factor de produção no curto prazo, é dada a esse factor a designação de factor de produção variável. Pelo contrário, quando não é possível variar a quantidade do factor de produção no curto prazo, mas apenas no longo prazo, é-lhe dada a designação de factor de produção fixo. Numa empresa, os factores de produção com maior facilidade de alteração são as matérias-primas e o factor trabalho e o mais difícil (e por isso considerado como fixo no curto prazo) o factor capital.

22 Visualizações 1 Total
22 Visualizações