Elasticidade cruzada da procura

Apresentação do conceito de Elasticidade Cruzada da Procura: A elasticidade cruzada da procura corresponde à medida da variação relativa da…

A elasticidade cruzada da procura corresponde à medida da variação relativa da quantidade procurada de um bem ou serviço (A) em função de uma determinada variação relativa no preço de outro bem ou serviço (B) considerado substituto ou complementar do primeiro (A).

Por exemplo, considere-se a variação da quantidade procurada de quartos de hotel, numa determinada região turística, originada por uma alteração generalizada dos preços das viagens aéreas para essa região. Em economia, as estadias em unidades hoteleiras de uma região e as viagens de avião para essa região são consideradas serviços complementares. Neste caso específico, o cálculo da elasticidade cruzada da procura permite antecipar a variação da quantidade procurada de quartos de hotel naquela região turística na eventualidade do preço das viagens aéreas com destino para a região diminuir ou aumentar uma percentagem específica.

Para a realização do cálculo da elasticidade cruzada da procura, são necessários, no mínimo, dois registos históricos de relações preço da unidade/quantidade procurada para cada um dos bens ou serviços em análise.

Continuando a utilizar o exemplo acima descrito, o cálculo da elasticidade cruzada da procura poder-se-ia efetuar considerando a informação seguinte:

 

Tabela – Registos históricos P/Q: Estadias em quartos de hotel; Viagens aéreas

Preço (P) Quantidade procurada (Q)
Estadia em quartos de hotel (€/noite) Viagens áereas/unidade (€/viagem) Estadia em quartos de hotel/noite Viagens áereas/unidade
Momento 1 40 65 500 725
Momento 2 40 80 350 500

 

Figura – Fórmula da elasticidade cruzada da procura (método do preço médio)

ECP

 

Na verdade, a elasticidade preço da procura é invariavelmente negativa (ou nula), pois a quantidade procurada varia sempre no sentido oposto ao da variação do preço. Por isso, por conveniência, é possível omitir o sinal negativo do valor da elasticidade.

No entanto, relativamente ao cálculo da elasticidade cruzada da procura, que é uma medida distinta da elasticidade preço da procura, o valor da elasticidade pode ser negativo ou positivo, em função da condição dos bens ou serviços em análise: Substitutos ou sucedâneos (+); ou Complementares (-). Contudo, é comum utilizar, também no âmbito do valor de elasticidade cruzada da procura, valores absolutos.

Relativamente ao resultado obtido com o cálculo da elasticidade cruzada da procura, é possível concluir que a uma dada variação percentual no serviço completar “viagens aéreas”, dever-se-á aplicar um fator igual a 1.71 para encontrar a percentagem de variação da quantidade procurada de “quartos de hotel”. Simplificando, se o preço das viagens aéreas aumentasse 10%, a quantidade procurada de quartos de hotel diminuiria 17.1% (10% * Ed 1.71).

2566 Visualizações 8 Total
2566 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo