Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  História do Brasil
  •  História de Angola
  •  História de Moçambique
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Economia

Conceito de Economia; Objecto de Estudo da Ciência Económica; Sistemas de Organização Económica; Divisões da Economia (…)

economia

Conceito de Economia

Segundo Paul A. Samuelson e William D. Nordhaus, Economia (ou Ciência Económica) pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades utilizam os recursos escassos para produzir bens com valor e de como distribuem esses mesmos bens entre os vários indivíduos. Nesta definição estão implícitas duas questões fundamentais para a compreensão da Economia enquanto ciência: por um lado a ideia de que os bens são escassos, ou seja, não existem em quantidade suficiente para satisfazer plenamente todas as necessidades e desejos humanos; por outro lado a ideia de que a sociedade deve utilizar os recursos de que dispõe de uma forma eficiente, ou seja, deve procurar formas de utilizar os seus recursos de forma a maximizar a satisfação das suas necessidades.

Objecto de Estudo da Ciência Económica

Dito por outras palavras, a economia procura responder a três questões, as quais constituem os três problemas de qualquer organização económica: o quê, como e para quem:

Sistemas de Organização Económica

Da forma como as sociedades respondem as estas três questões resultam diferentes sistemas de organização económica – nos dois extremos podemos distinguir duas formas de organização económica alternativas:

Economias centralizadas ou de direcção central – neste tipo de economias as principais decisões quanto ao quê, ao como e ao para quem devem ser produzidos os bens são tomadas pelo Estado;

Economias de mercado – nestas economias é o próprio mercado (composto por quem oferece e por quem procura os bens) que decide a resposta às três questões que constituem os problemas de qualquer organização económica.

Contudo, na verdade não existem actualmente sociedades que se encaixem em nenhum dos dois casos extremos expostos. De facto, todas as sociedades actuais estão organizadas em economias mistas na medida em que contém características quer das economias de mercado, quer das economias de direcção central. Nas economias ocidentais, por exemplo, é o mercado que determina o quê, o como e o para quem produzir mas os Estados desempenham papeis importantes como sejam a supervisão e regulamentação das actividades económicas, a oferta de bens públicos ou a repartição dos rendimentos pelos agentes económicos.

Divisões da Economia

Habitualmente, a ciência económica é dividida em dois grandes ramos:

Outros Significados de “Economia”

O termo ‘Economia’ pode ter também outros significados: por exemplo, em algumas situações é utilizado como sinónimo do conjunto de toda a actividade económica de um país. Noutras situações (e de forma menos correcta), é utilizada como sinónimo de poupança, isto é, a parte do rendimento que que não é gasta em consumo e até mesmo como sinónimo de aforro.

21649 Visualizações 1 Total
21649 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter