economia linear

O modelo de economia linear, que consiste na extração de matéria-prima, seu processamento/transformação em produtos, que são vendidos e, após a sua utilização, são descartados como resíduos.

Conceito de economia linear

O modelo de economia linear, que consiste na extração de matéria-prima, seu processamento/transformação em produtos, que são vendidos e, após a sua utilização, são descartados como resíduos. O modelo vigente, de economia linear, prova sua inviabilidade, uma vez que é demonstrado o rápido esgotamento de matérias-primas, além da destruição do meio ambiente.

Neste momento estuda-se a viabilidade da economia circular no âmbito do desenvolvimento sustentável, como alternativa ao modelo linear de gestão de resíduos.

Características do modelo da economia linear

Este modelo foi seguido basicamente desde a Revolução Industrial, a chamada economia linear tem como princípio a retirada de matéria-prima, a produção, utilização do produto e então seu descarte. Não há nenhuma previsão de reutilização ou reaproveitamento de inputs nesse modelo. O modelo utiliza fontes finitas de energia e recursos naturais esgotáveis, o que o torna bastante contestável e ineficiente. O que antes eram produtos ou mercadorias torna-se basicamente lixo. Com o descarte na foram bruta de lixo, materiais tanto do ciclo biológico quanto tecnológico são misturados, o que dificulta em larga escala sua separação e reaproveitamento posterior. Esse lixo acaba então em aterros sanitários ou são incinerados. Ocorre, portanto, gasto de recursos que poderiam ser reaproveitados, reciclados, e voltar ao processo produtivo, de forma mais eficiente. O uso intensivo de recursos naturais tem sido historicamente feito sem preocupações com impactos ambientais, e sem atentar para possibilidades de reutilização de recursos que sejam reaproveitáveis.

Uma externalidade surge quando uma pessoa se dedica a uma ação que provoca impacto no bem-estar de um terceiro que não participa dessa ação, sem pagar nem receber nenhuma compensação por esse impacto. O acumular de lixo é um exemplo de externalidade negativa provocada pelo homem, cujos impactos são sobre o meio ambiente e sobre a saúde e segurança da própria espécie humana. Economia circular é o modelo de exploração económica dos recursos com a previsão de sua reutilização. O uso de recursos torna-se, portanto, mais racional e eficiente. A economia circular, além de resolver o problema das externalidades causada, vem para tornar positivo esse preço negativo ao transformar os resíduos em inputs produtivos.

A economia linear, que depende exclusivamente da extração de recursos, deixou de ser uma opção viável. A transição para uma economia circular redireciona o foco para a reutilização, reparação, renovação e reciclagem dos materiais e produtos existentes. O que era visto como «resíduo» pode ser transformado num recurso.

Economia linear vs economia circular

A passagem da economia linear para a circular é incontornável e encerra um mundo de novas oportunidades de negócio.

Exemplos empresariais

As empresas grandes também podem adotar frentes de negócio relacionados com a economia circular, SC Johnson e General Eletric apresentam seus respectivos cases. As embalagens de aço, usadas pela SC Johson em sua produção, são destinadas ao programa de logística reversa realizado em parceria com a ProLab Ambiental. O objetivo é pensar cada vez mais no pós consumo e reinserir os materiais reutilizáveis na cadeia produtiva. Ao mesmo tempo é incentivado o desenvolvimento social, que trabalha com a inclusão de catadores na cadeia e registro dos mesmos, garantindo condições justas de trabalho.

Já a General Eletric traz o conceito por traz do grande projeto mundial Ecomagination, que é pensar em soluções, vindas de pesquisa, desenvolvimento de produtos e operações, para reduzir o impacto ambiental da empresa. As ações de destaque relacionadas ao modelo circular são o reaproveitamento da água, que trazem soluções de purificação, uso e reuso. Suzana Domingues, líder de Biotecnologia da GE, conta que existem formas inovadoras de extração da água e uso de membranas de purificação, dentre outras tecnologias, que contribuem para preservar o recurso por meio do seu reuso, reduzindo impactos e também custos. Num cenário onde a escassez de água pode ser eminente, ações como essa apontam o bom caminho da economia circular, sua contribuição para a economia e a sociedade.

1470 Visualizações 6 Total
1470 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo