Econometria

O que é a Econometria

A Econometria é um ramo da Economia desenvolvido nos países anglo-saxónicos a partir da década de 1930 que, fazendo recurso da utilização de complexos modelos matemáticos e estatísticos, procura medir diversos tipos de fenómenos económicos e construir empiricamente modelos teóricos. A econometria permite assim formular e quantificar as correlações existentes entre a variável económica que se procura explicar e uma ou mais variáveis explicativas.

Inicialmente, os modelos econométricos destinavam-se sobretudo a procurar entender o comportamento das principais variáveis macroeconómicas e tinham como objetivo auxiliar as autoridades governamentais a tomar as suas decisões de política económica de longo prazo. Atualmente o âmbito da econometria é muito mais alargado, sendo uma ferramenta indispensável para modelar e compreender inúmeras variáveis em todas as áreas da economia e dos negócios.

Apesar da econometria moderna utilizar diversas outras ferramentas estatísticas, os modelos de regressão linear são ainda hoje a ferramenta básica utilizada pela econometria. Partindo de alguns pressupostos base, nomeadamente a relação de linearidade entre as variáveis, a existência de exogeneidade estrita, a ausência de multicolinearidade e a variância esférica dos erros, os modelos de regressão linear conseguem, a partir de um conjunto de variáveis explicativas, explicar uma outra variável designada por dependente.

1191 Visualizações 2 Total
1191 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo