Consumo

Conceito de Consumo

O termo consumo designa o acto económico que permite concretizar a satisfação de determinada necessidade através da utilização de determinado bem. Se falarmos do consumo das famílias, este corresponde à parte do rendimento disponível que não é utilizado para poupança.

Uma das principais distinções de tipos de consumo é quanto à finalidade do próprio consumo. Nesse sentido, poderá ser distinguido o consumo final e o consumo intermédio. O consumo final (ou directo) é aquele que, efectuado pelas famílias, incide sobre bens utilizados directamente na satisfação das necessidades sem necessidade de mais transformações industriais. O consumo intermédio é aquele que, efectuado pelas empresas, se destina a ser transformado ou utilizado na produção de bens para consumo final.

Outra distinção efectuada é quanto ao tipo de autor do acto de consumir: no caso de ser o Estado ou outra instituição pública, diz-se consumo público; no caso de ser efectuado por uma família, diz-se consumo privado.

Por fim, uma distinção ainda quanto à natureza das necessidades satisfeitas: se forem necessidades primárias (associadas à própria sobrevivência), designa-se por consumo básico ou essencial; se forem outro tipo de necessidades (geralmente associadas a luxo), designa-se por consumo supérfluo.

39 Visualizações 3 Total
39 Visualizações