Concorrência Perfeita

Conceito de Concorrência Perfeita

A Concorrência Perfeita (em PT-BR, Competição Perfeita) corresponde a uma situação de mercado limite em que nenhuma empresa e nenhum consumidor têm poder suficiente para influenciar o preço ou a quantidade transacionada. Assim, numa situação de concorrência perfeita, cada empresa age individualmente sem necessidade de ter em conta as decisões das restantes, limtando-se a observar o preço praticado no mercado e a decidir que quantidade deseja vender a esse preço.

Para que tal situação se verifique é necessário que se verifiquem determinadas condições, nomeadamente:

Nestas condições, cada uma das empresas concorrentes enfrenta uma curva da procura horizontal, ou seja, perfeitamente elástica (ver elasticidade procura preço), não existindo, por isso, qualquer incentivo para praticar um preço diferente do preço de mercado. De facto, se uma empresa individualmente praticar um preço mais elevado do que o preço de mercado, perderá imediatamente toda a procura que lhe é dirigida pois os produtos e serviços são perfeitamente homogéneos e os consumidores têm informação perfeita sobre a oferta existente; por outro lado, se a empresa decidir praticar um preço mais baixo do que o preço de mercado também não resistirá muito tempo pois, numa situação de concorrência perfeita, o preço de mercado corresponde a uma situação de lucro económico nulo, pelo que um preço mais baixo originará uma acumulação de prejuízos não sustentáveis no longo prazo.

A longo prazo, se existirem lucros anormais, isto é, lucros acima do lucro económico zero, tal atrairá novas empresas (dado que não existem barreiras à entrada) levando a um aumento da oferta e, consequentemente, a uma redução do preço de mercado, repondo o lucro económico em zero. Da mesma forma, se o lucro económico descer abaixo de zero, deverão começar a sair empresas (dado que não existem barreiras à saída) originando uma redução da oferta e, por isso a um aumento do preço de mercado, repondo novamente o lucro económico zero.

84 Visualizações 3 Total
84 Visualizações