Austeridade, Políticas de

Conceito de Políticas de Austeridade

As Políticas de Austeridade consistem num tipo de políticas económicas que procuram atingir os grandes equilíbrios macroeconómicos como a estabilidade dos preços, o equilíbrio externo e o equilíbrio orçamental, mediante o a adopção de medidas de controlo da despesa pública e aumento da carga fiscal. Estas políticas de austeridade são implementadas geralmente no âmbito de programas de ajustamento estrutural e sempre que um país se encontre em situação limite como a entrada em bancarrota ou a possibilidade de tal acontecer.

Além das consequências negativas que as políticas de austeridade têm sobre o o emprego e a produção, tem geralmente implicações muito negativas ao nível social na medida em que levam também à redução das ajudas sociais às classes mais desfavorecidas.

1053 Visualizações 1 Total
1053 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo