Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Kenneth Arrow

Kenneth Arrow

Quem foi Kenneth Arrow

Kenneth Arrow (Nova Iorque, 23 de agosto de 1921 – Palo Alto, 21 de fevereiro de 2017) foi um economista norte-americano, galardoado em 1972, juntamente com o economista John Hicks, com o Prémio Nobel da Economia pelo trabalho intitulado General Economic Equilibrium: Purpose, Analytic Tecniques, Collective Choice. É considerado um dos fundadores da Escola Neoclássica e as suas áreas de investigação privilegiadas foram a teoria do equilíbrio geral económico e a teoria do bem-estar. Destacou-se pela lógica e requinte matemático que imprimiu nas suas teorias e graças a si, a economia entrava em novos campos de investigação como a escolha pública.

.

Biografia de Kenneth Arrow

Nasceu no seio de uma família burguesa abastada de imigrantes mas, devido à crise de 1929, foi um dos milhões de norte-americanos que experimentou a pobreza, mas ainda assim consegue prosperar nos estudos. Licenciou-se em Matemática em 1940 na Universidade da Colúmbia, onde também fez um mestrado em Matemática em 194, concluído quando tinha apenas 19 anos. Após uma interrupção para servir com investigador na Força Aérea Americana, volta à Universidade de Columbia para fazer o doutoramento também em Matemática.

Relativamente à sua vida académica e profissional, foi professor auxiliar na Universidade de Chicago de 1948-49, tendo depois ido para a Universidade de Stanford onde chegou a professor em 1953, dois anos após ter terminado o doutoramento. Em 1968 passa a lecionar na Universidade de Harvard, à qual se manteve ligado durante cerca de onze anos. De 1947 a 1949 esteve também ligado à Cowles Comission em Chicago e em 1948 foi consultor da Rand Corporation. Em 1962 foi membro do Council of Economic Advisors da presidência Kennedy. Presidiu também à Econometric Society em 1956, à American Economic Association em 1973 e à International Economic Association de 1983-84. Além do Prémio Nobel em 1972, Arrow foi também um dos galardoados com a medalha John Bates Clark para jovens economistas em 1957.

Morreu a 21 de fevereiro de 2017 em Palo Alto na Califórnia com 95 anos de idade.

.

Principais Contributos para a Ciência

É na sua tese de doutoramento, na qual se baseia a sua célebre obra «Social Choice and Individual Values», que Arrow desenvolve um dos seus mais importantes contributos para a ciência económica: a demonstração do famoso ‘Teorema da Impossibilidade de Arrow’. Nesse trabalho, Arrow centra-se no problema da transformação das preferências individuais numa imagem daquilo que a sociedade, no seu conjunto prefere. Para isso, estabeleceu quatro requisitos razoáveis para construir as preferências sociais das pessoas individuais, tendo provado que nenhum sistema poderia satisfazer todos os quatro requisitos em simultâneo. Conseguiu assim demonstrar que, além da imperfeição dos sistemas de votação, a própria ideia de ‘o que a sociedade prefere’ é incoerente, sendo impossível encontrar uma regra de escolha social baseada unicamente na ordenação dos indivíduos dessa sociedade.

Além deste trabalho, Arrow deu inúmeros contributos para a ciência económica, nomeadamente através da resolução de problemas económicos práticos como o mercado dos seguros, o mercado da saúde e até mesmo o problema das mudanças climáticas. Destacou-se também em outras áreas, entre as quais a teoria de equilíbrio geral económico, a teoria da escolha em situações de risco e a teoria do investimento ótimo.

503 Visualizações 1 Total
503 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo