Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

 

Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável

Apresentação da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável; objetivos definidos pela Agenda 2030; antecentes e processo de criação da Agenda 2030…

agenda-2030

O que é a Agenda 2030?

A Agenda 2030 é uma resolução intitulada ‘Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável’ elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em forma de compromisso, para assegurar a implementação dos princípios do desenvolvimento sustentável, procurando responsabilizar e envolver os países membros através de um esforço coletivo, novas parcerias e solidariedade institucional. O documento subscrito pelos líderes mundiais em 27 de Setembro de 2015, numa cimeira histórica da ONU, que entrou em vigor a 1 de janeiro de 2016, é constituída por 17 objetivos desdobrados em 169 metas. Esses objetivos, conhecidos como os ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)’, foram pensados a partir do sucesso dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), que vigoraram entre entre 2000 e 2015.

Além da fixação dos ODS, a Agenda 2030 aborda várias dimensões do desenvolvimento sustentável (social, económico e ambiental), identificando para isso os meios de implementação dos recursos financeiros, as tecnologias de desenvolvimento e a capacitação dos agentes locais para o desenvolvimento sustentável.

A Agenda 2030 prevês ainda forma de avaliação dos progressos, a qual deverá ser realizada regularmente, por cada país, envolvendo governo, a sociedade, empresas e representantes de vários grupos de interesse. Para isso, deverá ser utilizado um conjunto de indicadores globais, cujos resultados deverão ser compilados num relatório anual, de forma a aferir de forma mais efetiva o grau de implementação e de cumprimentos dos objetivos para o desenvolvimento sustentável.

.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Os 17 ODS, aprovados por unanimidade pelos 193 Estados-membros da ONU, visam resolver as necessidades das pessoas, tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento e são:

  1. Erradicação da pobreza;
  2. Erradicação da fome;
  3. Saúde de qualidade;
  4. Educação de qualidade;
  5. Igualdade de género;
  6. Água potável e saneamento;
  7. Energias renováveis e acessíveis;
  8. Trabalho digno e crescimento económico;
  9. Indústria, Inovação e Infraestruturas;
  10. Reduzir desigualdades;
  11. Cidades e comunidades sustentáveis;
  12. Produção e consumo sustentáveis;
  13. Ação climática;
  14. Proteção da vida marinha;
  15. Proteção da vida terrestre;
  16. Paz, justiça e instituições eficazes;
  17. Parcerias para a implementação dos objetivos.

Para saber mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) >>>

.

Antecedentes e Processo de Construção da Agenda 2030

A Conferência Rio+20, realizada em 2012 no Brasil, estabeleceu que os países membros da ONU deveriam constituir coletivamente um conjunto de objetivos e metas, ampliando a experiência de êxito dos Objetivos do Milénio. Uma das novidades dos Objetivos do Desenvolvimento sustentável e de suas metas é o fato de se aplicarem a todos os Estados-membros das Nações Unidas, o que reflete o reconhecimento de que todos os países – desenvolvidos e em desenvolvimento – têm desafios a superar na promoção do desenvolvimento sustentável em suas três dimensões: social, económica e ambiental.

O processo de construção desta nova agenda durou cerca de três anos e procurou ser o mais alargado possível, tendo envolvido não só os Estados e peritos internacionais, mas também representantes da sociedade, do sector privado e da comunidade científica. Para acomodar diferentes interesses e preocupações, a agenda resultou bastante ampla: para além dos temas sociais como a erradicação da pobreza e a igualdade de género, os ODS incluem temas como os padrões sustentáveis de produção e de consumo, o crescimento económico inclusivo, a justiça social e segurança.

A aprovação pela Assembleia Geral das Nações Unidas da Agenda 2030 e dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável é o culminar de um longo processo iniciado com o relatório Bruntland “O nosso Futuro Comum” (1987). A Sustentabilidade não é um desafio novo.

Depois de décadas de discussão sobre o tema, o termo tem agora uma definição apresentada pela ISO – International Organization for Standardization: o ISO Guide 82:2014 Guidelines for addressing sustainability in standards.

406 Visualizações 1 Total

References:

Website oficial da Agenda 2030: http://www.un.org/sustainabledevelopment/development-agenda/

 

406 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo