Acordo da Jamaica

Apresentação do Acordo da Jamaica

O Acordo da Jamaica foi um acordo celebrado em 1974 em Kingston na Jamaica pelos membros do Fundo Monetário Internacional (FMI), no âmbito do qual estes acordavam que o FMI venderia um terço das suas reservas em ouro, tornando as receitas da venda a base de um fundo fiduciário para dar assistência e apoio, em condições favoráveis, à Balança de Pagamentos dos países subdesenvolvidos.

Além deste apoio aos países subdesenvolvidos, foram também aprovados alguns aspectos relacionados com a reestruturação do sistema monetário internacional, entre os quais o reconhecimento oficial dos sistema de câmbios flutuantes, embora enquadrado numa recomendação de busca de estabilidade das taxas de câmbio.  Na prática, o Acordo da Jamaica conduziu a um Sistema de Câmbios Flutuantes Controlados.

1317 Visualizações 1 Total
1317 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo