AAA (Notação de Rating)

Apresentação do conceito de AAA no âmbito das notações de rating atribuídas pelas agências de rating…

Conceito de AAA (Notação de Rating)

No âmbito da notação de rating, AAA corresponde à qualidade máxima atribuída a títulos mobiliários emitidos por empresas e outras instituições e até mesmo aos títulos de dívida emitidos pelos países (a chamada dívida soberana). Um título a que seja atribuída a notação AAA significa que as agências de rating o consideram muito seguro, e que o seu emitente tem uma excepcional capacidade para honrar os seus compromissos, sendo o risco de investimento nesse título praticamente inexistente.

Enquanto as a Agências Standard & Poors e a Fitch Ratings usam a nomeclatura AAA, para o mesmo nível de risco a Moody usa a nomenclatura Aaa. Após o AAA existem diversos outros níveis de risco, cujas notações variam consoante a agência de rating.

Knoow Explica

Quando um determinado título emitido por uma instituição obtém um rating AAA, o mercado tem tendência a exigir um prémio de risco inferior, pois sente-se mais seguro relativamente a esse título, levando a uma maior procura do título e à prática de taxas de juro inferiores (no caso de títulos de dívida como as obrigações) ou a preços superiores (no caso de títulos representativos de capital como a ações).

620 Visualizações 1 Total
620 Visualizações