3 F’s – Family, Friends & Fools

O texto tem como objetivo explicar o conceito de 3 F’s – Family, Friends & Fools, usado na gíria do mundo das startups e empreendedorismo.

Conceito de 3 F’s – Family, Friends & Fools

3 F’s – Family, Friends & Fools, ou seja, família, amigos e tolos. Este é o chamado “love capital”, isto é, três “F” dinheiro levantado entre familiares e amigos que acreditam no potencial da sua ideia de negócio. O montante deve ser investido para o arranque ou desenvolvimento da empresa.

Esta solução poderá ser uma hipótese a considerar, principalmente para fugir das altas taxas de juros dos bancos e demais instituições financeiras. Embora se estabeleça um compromisso pessoal, tal não significa que não poderá continuar a procurar outro tipo de investimentos e investidores. Nesta fase também pode convidar amigos que partilham a mesma visão para integrar a sua empresa, sendo sócios.

Quer recorra a amigos ou familiares, não deve pedir dinheiro a pessoas que não podem ‘dar-se ao luxo’ de o perder. E deve legalizar esse empréstimo para que todos saibam exactamente o que podem esperar – juros, participação no capital da empresa, quando podem ter o seu retorno, etc…

Apesar de se estabelecer um compromisso mais pessoal, o mesmo não significa que deve parar de procurar outros investimentos.

Sem o apoio dos três “F”- Family, Friends & Fools, a maioria dos investidores de capital de risco é mais cautelosa a investir no seu projeto porque se nem a sua família e amigos acreditam o suficiente na sua ideia, porque é que eles o devem fazer?

205 Visualizações 1 Total
205 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo