Valor Realizável Líquido (Contabilidade)

Conceito de Valor Realizável Líquido: De acordo com a norma internacional de contabilidade IAS 2, o Valor Realizável Líquido é definido como o preço de…

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Contabilidade

Conceito de Valor Realizável Líquido

O Valor Realizável Líquido é uma das formas previstas pelas Normas Internacionais de Contabilidade para mensuração do valor dos ativos de uma entidade. É definido como o preço de venda estimado no decurso ordinário da actividade empresarial menos os custos estimados para o concluir e os custos estimados necessários para efectuar a venda. O valor realizável líquido refere-se portanto à quantia líquida que uma entidade espera realizar com a venda do ativo no decurso ordinário dos seus negócios. Dito de uma forma mais simples, corresponde ao valor monetário (de caixa ou seus equivalentes) líquido que seria obtido caso fosse vendido no mercado a compradores interessados e esclarecidos.

Assim definido, o Valor Realizado Líquido é um valor específico para a entidade. Distingue-se, portanto, do conceito de justo valor, o qual reflecte a quantia pela qual o mesmo ativo podia ser trocado entre compradores e vendedores conhecedores e dispostos a isso. Por este motivo, nem sempre o valor realizável líquido dos ativos é equivalente ao justo valor menos os custos de vender.

13190 Visualizações 3 Total
13190 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.