Método do Custo

Conceito de Método do Custo: De acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade, o método do custo é um método de contabilização de um…

Conceito de Método do Custo

De acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade, o método do custo é um método de contabilização de um investimento em que o investimento é reconhecido pelo custo. O investidor reconhece o rendimento do investimento apenas até ao ponto em que o investidor receber distribuições de lucros acumulados da investida que resultem após a data da aquisição. As distribuições recebidas em excesso de tais lucros são consideradas uma recuperação do investimento, sendo reconhecidas como uma redução do custo do investimento.Distingue-se, portanto do método de equivalência patrimonial, método em que o investimento numa entidade é inicialmente reconhecido pelo custo (da mesma forma que o método do custo) mas posteriormente a quantia escriturada pode ser alterada de forma a refletir a situação real do investimento.

De acordo com as normas contabilísticas, o Método do Custo deve ser aplicado quando:

  1. existam restrições severas e duradouras que prejudiquem significativamente a capacidade de transferência de fundos para a empresa detentora.
  2. As partes de capital sejam adquiridas e detidas exclusivamente com a finalidade de venda num futuro próximo.
7139 Visualizações 1 Total
7139 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.