IES

A IES (Informação Empresarial Simplificada) consubstancia uma simplificação no cumprimento de obrigações declarativas de natureza contabilística, fiscal e estatística.

Esta informação é entregue por via eletrónica à Autoridade Tributária e veio substituir a informação sobre as contas dos sujeitos passivos que, anteriormente, eram cumpridas junto de quatro entidades (Conservatórias do registo comercial, Autoridade Tributária, Instituto Nacional de Estatística – INE e Banco de Portugal), muitas vezes de forma redundante e duplicada. A informação reportada respeitava a:

 

(i)    Depósito e registo das contas anuais junto das conservatórias do registo comercial;

(ii)   Entrega da declaração anual de informação contabilística e fiscal à Autoridade Tributária;

(iii)  Entrega de informação anual de natureza contabilística ao INE para efeitos estatísticos;

(iv)  Entrega de informação relativa a dados contabilísticos anuais ao Banco de Portugal.

 

A IES veio permitir que toda esta informação a prestar seja apresentada por uma única via a uma única entidade (Autoridade Tributária).

A submissão é feita no portal www.portaldasfinancas.gov.pt e implica o pagamento do registo da prestação de contas nos 5 dias úteis seguintes à data de entrega.

642 Visualizações 2 Total
642 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.