IAS 8 – Políticas Contabilísticas, Alterações nas Estimativas e Erros

Apresentação da IAS 8: A IAS 8 – Políticas Contabilísticas, Alterações nas Estimativas Contabilísticas e Erros, é uma Norma Internacional de Contabilidade que…

Apresentação da IAS 8 – Políticas Contabilísticas, Alterações nas Estimativas Contabilísticas e Erros

A IAS 8 – Políticas Contabilísticas, Alterações nas Estimativas Contabilísticas e Erros, é uma Norma Internacional de Contabilidade que define os critérios para a selecção e alteração as políticas contabilísticas, alterações nas estimativas contabilísticas e correcção de erros de períodos anteriores, de forma a melhorar a relevância e a fiabilidade das demonstrações financeiras de determinada entidade e de forma a permitir a comparabilidade dessas mesmas demonstrações financeiras ao longo do tempo e com outras entidades.

No caso das alterações nas políticas contabilísticas (por exemplo, uma alteração no método de custeio de existências) e da correcção de erros originados em períodos anteriores, estas têm aplicação retrospectiva, isto é, obrigam à aplicação da nova política contabilística como se tivesse sido sempre aplicada, ou à correcção do erro como se nunca tivesse ocorrido. Tal obriga à reexpressão correctiva dos elementos das demonstrações financeiras dos períodos anteriores.

Quanto às alterações nas estimativas contabilísticas (por exemplo, uma alteração na estimativa do período de vida útil de um activo fixo tangível), estas apenas têm implicações no próprio ano e anos futuros, não obrigando à aplicação retrospectiva.

(ver texto completo)

1036 Visualizações 1 Total
1036 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.