Goodwill

Conceito de Goodwill

O Goodwill é um termo contabilístico utilizado para designar a parte do valor de mercado (ou valor intrínseco) de uma empresa que não esteja directamente reflectida nos seus activos e nos seus passivos. Inclui-se neste tipo de valores a marca e a imagem de mercado, a carteira de clientes, o know-how dos funcionários, entre outros. Dado o seu carácter de intangibilidade e de difícil quantificação, apenas é possível a sua contabilização no caso de uma aquisição.

O sentido original do termo surgiu com o intuito de justificar a razão pela qual as empresas ou negócios eram adquiridos e vendidos por valores superiores ao dos seus capitais próprios (book value). Quando uma empresa adquire uma outra por um valor superior ao dos seus capitais próprios, esta terá que reconhecer essa diferença (o goodwill) nos seus activos. Este valor pode posteriormente ser ajustado, ou por amortização ou por ajustamentos ocasionais do valor estimado dos activos. De referir que com a entrada em vigor das NIC’s, deixa de ser possível amortizar o goodwill, restando apenas a possibilidade de efectuar ajustamentos periódicos.

Fórmula de Cálculo:

Apresenta-se abaixo a fórmula de cálculo do Goodwill contabilístico:

Goodwill =
+ Preço de Aquisição
– Valor do Capital Própria da Empresa Adquirida

Definição das Normas Internacionais de Contabilidade

De acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade, o termo Goodwill designa um conjunto de benefícios económicos futuros resultantes de activos que não são capazes de ser individualmente identificados e separadamente reconhecidos.

390 Visualizações 6 Total
390 Visualizações