Derivado (ou Instrumento Derivado)

Conceito de Instrumento Derivado: De acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade, um derivado é um instrumento financeiro ou outro contrato dentro do…

Conceito de Instrumento Derivado

De acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade, um derivado é um instrumento financeiro ou outro contrato dentro do âmbito na Norma IAS 39: Instrumentos Financeiros: Reconhecimento e Mensuração, com todas as três características seguintes:

  1. o seu valor altera-se em resposta à alteração numa especificada taxa de juro, preço de instrumento financeiro, preço de mercadoria, taxa de cambio, índice de preços ou de taxas, notação de crédito ou índice de crédito, ou outra variável, desde que, no caso de uma variável não financeira, a variável não seja específica de uma parte do contrato (por vezes denominada o «subjacente»);
  2. não é necessário qualquer investimento líquido inicial ou um investimento líquido inicial que seja inferior ao que seria exigido para outros tipos de contratos que se esperaria que tivessem uma resposta semelhante às alterações nos factores de mercado; e
  3. é liquidado numa data futura.

 

613 Visualizações 2 Total
613 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo