Ativos por Impostos Diferidos

Conceito de Activos por Impostos Diferidos – As Normas Internacionais de Contabilidade definem os activos por impostos diferidos como as quantias de (…)

Conceito de Ativos por Impostos Diferidos

Ativos por Impostos Diferidos é um conceito contabilístico definido pelas Normas Internacionais de Contabilidade como as quantias de impostos sobre o rendimento recuperáveis em períodos futuros respeitantes a: (i) diferenças temporárias dedutíveis; (ii) reporte de perdas fiscais não utilizadas; e (iii) reporte de créditos fiscais não utilizados. É, portanto, um ativo que evidencia a poupança futura no imposto sobre o rendimento a liquidar, decorrente de prejuízos ficais, créditos fiscais e de perdas por imparidade de ativos e provisões tributados no passado.

A importância dos impostos diferidos é o resultado da divergência temporal dos impostos sobre os rendimentos quando considerados em termos fiscais e em termos contabilísticos. Assim, procura-se refletir nos resultados atuais os impostos diferidos estabelecidos e não apenas pelo valor estimado de imposto a pagar (ativos por impostos diferidos quando o impacto futuro é positivo, e passivos por impostos diferidos quando o impacto futuro é negativo). Desta forma, são divulgados não apenas o imposto corrente, mas também os efeitos fiscais futuros das transações e outros acontecimentos das entidades ocorridos no período.

1698 Visualizações 1 Total
1698 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.