A Teoria do Big Bang (série)

big-bang-theory-vector-logo

A Teoria do Big Bang, ou The Big Bang Theory no título original, é uma sitcom norte-americana. Criada por Chuck Lorre e Bill Prady, a série vai já na 10ª temporada, e está em exibição desde 2007.

A Teoria do Big Bang segue o dia-a-dia de um grupo de quatro amigos cientistas, Sheldon Cooper (Jim Parsons), Leonard Hofstadter (Johnny Galecki), Howard Wolowitz (Simon Helber) e Rajesh Koothrappali (Kunal Nayyar), abordando diversas temáticas dos seus trabalhos, hobbies e na relação estabelecida entre eles e a vizinha de Sheldon e Leonard, uma jovem aspirante a atriz de nome Penny (Kaley Cuoco). A partir da 4ª temporada, ao elenco principal composto pelas 5 personagens, vieram ainda juntar-se como participantes regulares Amy Farrah Fowler (Mayim Bialik) e Bernardette Rostenkowski (Melissa Rauch), parceiras de Sheldon e Howard, respetivamente.

A série passa-se essencialmente em três espaços principais: a casa de Leonard e Sheldon, a casa de Penny, o Instituto de Tecnologia da Califórnia – Caltech; além destes cenários, diversas cenas são também gravadas no Cheesecake Factory, restaurante onde Penny trabalha durante a maioria das temporadas, e a loja de banda-desenhada de Stuart Bloom (Kevin Sussman), personagem que também surge com alguma frequência.

Com uma vertente claramente cómica, A Teoria do Big Bang centra-se essencialmente nos fortes traços distintivos de cada personagem, que podem ser considerados quase caricaturais, e nas relações estabelecidas entre estes, fazendo uma oposição entre o espírito científico e racional dos quatro cientistas e o senso-comum e pragmatismo de Penny; a utilização de trocadilhos e referências a outras séries e filmes de ficção científica são também recorrentes.

A Teoria do Big Bang é considerada uma série de sucesso, não só nos Estados Unidos da América, mas também a nível internacional, sendo exibida em diversos países.

Além do sucesso junto do público, a série já foi galardoada com diversos Emmys nas categorias de melhor série direção técnica, ao passo que o ator Jim Parsons já recebeu o Emmy de melhor ator de comédia por quatro vezes, pela sua interpretação do físico Sheldon Cooper. Tanto a série como o ator foram também nomeados para os Globos de Ouro, tendo este último arrecadado o prémio também na categoria de melhor ator de comédia. Além dos Emmys e Globos de Ouro, A Teoria do Big Bang foi também nomeada e recebeu diversos prémios em múltiplas entregas de prémios, como os Screen Actors Guild Awards, Kids’Choice Awards, Monte-Carlo TV Festival ou People’s Choice Awards, entre muitos outros.

179 Visualizações 1 Total
179 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo