Helenística

Conceito de Helenística: Nas artes, o termo Helenística designa a arte grega que vigorou na Grécia e nos territórios gregos do…

Conceito de Helenística

Nas artes, o termo Helenística designa a arte grega que vigorou na GrécGrupo Laocoonteia e nos territórios gregos no chamado período helenístico (sensivelmente entre as conquista de Alexandre no séc. IV e a conquista da Grécia pelos Romanos no séc. I a.C). O artista helenístico tendia a abandonar a harmonia e o equilíbrio perfeitos alcançados no período clássico da Arte Grega para se tornar mais dramático e enfático. Contudo, muitas das esculturas clássicas, muito admiradas no período do Renascimento como exemplificativas, datam do período helenístico. Algumas delas eram cópias de originais mais antigos. Outras, como o Grupo Laocoonte, descoberto em 1506, revelam um quase ‘patetismo’ que não se coaduna minimamente com o carácter sério da arte grega mais antiga.

640 Visualizações 1 Total
640 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo