Fauvismo

Fauvismo é a designação dada a um movimento artístico do início do séc. XX que se desenvolveu particularmente entre 1905 e 1907. Henri Matisse é o pai deste movimento cujas principais características são a utilização de cores intensas (verde, amarelo, vermelho e azul), o uso de grandes formatos e pinceladas largas fugindo a temas deprimentes como era o caso do impressionismo, vigente na época. A expressão fauvismo surge do francês fauves (feras). O conservador Louis Vauxcelles designou as obras expostas no Salão de Outono em Paris (1905) como feras. Perante esta corrente, o artista começa a pintar sensações, impulsos, abarca um estado de espírito livre, a liberdade e o mundo em ebulição altera por completo a visão de arte.

Os fauvistas foram influenciados por Van Gogh devido às cores utilizadas, a tinta é agora colocada na tela em pinceladas espessas fugindo aos estudos e aos esboços prévios.

O fauvismo traduz a independência da objetividade na arte e dá enfase aos impulsos dos artistas.

Paul Gauguin, Paul Cézanne e Georges Braque são alguns artistas que se enquadram nesta corrente artística.

1155 Visualizações 2 Total
1155 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo