Cubismo

Conceito de Cubismo: O termo Cubismo designa um movimento que teve início com Cézane, ao recomendar que as formas da natureza devem ser…

Conceito de Cubismo

O termo Cubismo designa um movimento que teve início com Cézane, ao recomendar que as formas da natureza devem ser observadas segundo “a esfera, o cilindro e o cone”. A partir do início do séc. XX, Pablo Picasso e Georges Braque, encontraram uma nova forma de representar as coisas mais como eles as conheciam do que como eles as viam. Em lugar de tentarem uma representação, ainda que formalizada, das coisas tal como elas se apresentam, os cubistas estavam mais interessados na sua estrutura e na sua essência. Vários aspectos do mesmo objecto visto de ângulos diferentes eram combinados e sobrepostos no mesmo quadro. A dificuldade em reconhecer formas complicadas assim representadas limitava-os à representação de objectos familiares. O princípio básico era, contudo, uma revolta contra a ideia tradicional de que a representação deveria submeter-se àquilo que os olhos vêem num determinado momento.

O interesse pelos aspectos mutáveis derivou a princípio dos impressionistas, mas o cubismo foi um movimento mais intelectual. A sua tendência para formas abstractas faz do cubismo a origem de várias tendências abstracionistas como a dos holandeses do movimento De Stijl e as dos artistas russos, que realizaram experiências abstracionistas nas décadas 10 e 20 do século XX.

579 Visualizações 1 Total
579 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo