Composição

Composição, do latim compositĭo, é a acção e o efeito de compor (juntar várias coisas e colocá-las em ordem para formar uma só; constituir algo). Composição significa compor, elaborar ou organização algo de forma consciente e pode ser aplicado a qualquer obra de arte, de música a escrita ou a fotografia.

Uma composição é a distribuição harmoniosa de um conjunto de elementos visuais, em que o lugar ocupado pelas figuras, os espaços vazios que as rodeiam, as proporções, são de igual forma importantes.

Nas artes gráficas a composição é vital. Principalmente, na Pintura, no Design Gráfico, na Fotografia e na Escultura, define a distribuição harmoniosa de um conjunto de elementos visuais. Nesta área, o termo composição, é muitas vezes chamado de Design, Forma, Ordenação ou Organização visual ou Estrutura Formal, dependendo do contexto.

Composição designa aquilo que constitui ou desenvolve a estrutura de uma obra de arte, ou seja, o posicionamento ou organização dos vários elementos visuais, conhecidos como Elementos do Design, Elementos Formais ou Elementos de Arte de uma obra arte.

Uma composição visual é a representação de formas figurativas ou abstractas, organizadas numa superfície bidimensional. E para obter um bom resultado no arranjo entre as formas da composição é indispensável analisar o espaço disponível e ter em consideração os critérios de enquadramento, proporção, unidade e equilíbrio.

Os vários elementos visuais, conhecidos como Elementos do Design, Elementos Formais ou Elementos de Arte, são o vocabulário que os artistas visuais usam para compor. Esses elementos no desenho como um todo comummente se inter-relacionam, bem como se relacionam com a arte em que estão inseridos. Os elementos são: linha, forma, cor, textura, tom, forma, espaço e profundidade.

Estes elementos “compõem os alicerces do design. Partindo desses elementos, os designers criam imagens, ícones, texturas, padrões, diagramas, animações e sistemas tipográficos”. – Ellen Lupton (2008, p.13)

Na pintura, a composição designa a distribuição dos diferentes elementos do quadro, com a finalidade de conseguir o efeito que se pretende. Costuma-se referir, principalmente aos ritmos lineares do desenho, à distribuição de formas e massas e aos efeitos de luzes e sombras.

24251327440_fca188c1ec_b

Composição – Pintura

No processo de criação artística, a composição é um dos passos cruciais na solução dos problemas visuais. Os resultados das decisões compositivas determinam o objectivo e o significado da manifestação visual e têm fortes implicações com relação com o que é recebido pelo espectador.

A disposição da minha pintura tende inteiramente para a expressão pela composição. O lugar ocupado por figuras e objectos, os espaços vazios que o cercam, as proporções, tudo tem seu papel”. – Henri Matisse (1869 – 1954)

Nas artes gráficas, a composição deve corresponder a uma mensagem e é uma estrutura visual ordenada em códigos que obedece, por meio de uma hierarquia entre os elementos gráficos nela contidos, o estabelecimento destas combinações, determinam o sentido da mensagem. Um dos grandes desafios do designer é conseguir uma combinação adequada para obter essa organização dentro do espaço visual.

92 Visualizações 1 Total

References:

ACASO, María. El lenguaje visual. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, 2009

ELAM, Kimberly. Geometria do Design: Estudos sobre proporção e composição. São Paulo: Cosac Naify, 2010

FISHER, Ernest. A Necessidade da Arte. 9a edição. Tradução: Leandro Kondel. Ed. Guanabara, 1987

KENT, Sarah. Composition. Eyewitness Art/ Dorling Kindersley Book. London, 1995

LUPTON, Ellen & PHILLIPS, Jennifer Cole. Novos Fundamentos do Design. São Paulo: Cosac Naify, 2008

92 Visualizações

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo