Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  História do Brasil
  •  História de Angola
  •  História de Moçambique
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

 

Artes Plásticas

Artes Plásticas, é a designação dada ao conjunto de modalidades da produção artística, constituído principalmente, pela arquitectura, a escultura, as artes gráficas e o artesanato artístico.

As artes plásticas podem ser definidas como o conjunto de actividades de natureza gráfica ou plástica, com as quais o ser humano reflecte sua visão da realidade através de uma obra, da qual precisa da visão ou do tacto para ser apreciada. As obras de arte expressam um pensamento, uma visão do mundo, e provocam uma forma de inquietação no observador, uma sensação especial, uma vontade de contemplar e uma comunicação com a sensibilidade do artista. A este conjunto de sensações chamamos de experiência estética.

As manifestações artísticas produzidas através das artes plásticas, trazem a marca do tempo, do lugar e dos artistas que as criaram, revelando a ideia, o pensamento e a visão daquela produção, desencadeando associações, articulações, informações, propiciando o desvelar da cultura e o acesso a ela, um modo de saber e de construir conhecimento.

A designação de “artes plásticas” veio tentar abarcar as transformações conceptuais, processuais e técnicas que marcaram as artes a partir da década de 60 do séc. XX, em substituição das “belas-artes”, denominação conotada com a tradicional distinção entre pintura, escultura e arquitectura.

As artes plásticas são caracterizadas, tal como as restantes artes, tanto global como individualmente, pelo efeito recíproco da forma e do conteúdo.

Na evolução dos estilos artísticos verificam-se características especiais do desenvolvimento histórico. Cada época, como a românica, a gótica, a barroca ou a renascentista, tem um estilo característico regional (nacional) e individual, com a evolução própria da ligação com as individualidades artísticas isoladas, cuja investigação é do foro da história da arte.

O fato de o princípio da harmonia inerente a uma obra de arte nem sempre estar ligado à concepção de beleza, determinada pelos ideais clássicos, já se observa na arte das culturas pré-históricas.

Do latim ars, a arte diz respeito às criações do ser humano que procuram expressar uma visão sensível do mundo real ou imaginário. Essas expressões podem ser manifestadas em diversos suportes (materiais). A plástica, por sua vez, consiste principalmente na manifestação através e com os mais diversos materiais.

As artes plásticas são manifestações do ser humano que reflectem, com recursos plásticos, o produto da sua imaginação ou da sua visão da realidade. Este ramo artístico abrange trabalhos das áreas da pintura, da escultura, da arquitectura, do design gráfico, entre outras.

Um artista plástico contemporâneo significa estar em conexão com o panorama actual do contexto social e cultural, mostrando na sua produção os cânones que marcam esses períodos da criação artística, os avanços nas discussões e as propostas da arte que se manifestam em diferentes modos no mundo.

Com estes novos objectos artísticos, a arte plástica moderna e contemporânea, é o resultado da incorporação nas obras dos meios multimédia, da incessante pesquisa e da liberdade de experimentação de diversos materiais e suportes. A criação artística que se pauta pelos cânones estabelecidos no passado, mesmo realizada nos dias de hoje, não pode ser considerada como moderna ou contemporânea.

As artes plásticas materializam uma representação da realidade ou uma visão imaginária. O processo de criação contempla a procura de materiais e técnicas que permitam ao artista que a sua intenção seja fielmente reflectida na sua obra segundo o seu imaginário.

Entre os diversos critérios que se deve respeitar na criação ou contemplação de uma obra plástica, há que referir a relação entre a figura e o fundo, as proporções, o movimento e os planos. Uma das modalidades ou disciplinas das artes plásticas mais reconhecidas é a pintura. Esta arte consiste em usar pigmentos e outras substâncias para obter uma representação gráfica sobre uma tela ou uma superfície plana semelhante.

800px-Puppy_GuggenheimMuseum_Bilbao

Artes Plásticas – Jeff Koons: Puppy, 1992, escultura realizada com flores, encontra-se junto ao Museo Guggenheim de Bilbao

A escultura, por exemplo, é outra das modalidades ou disciplinas das artes plásticas e consiste na arte de esculpir ou modelar diversos materiais, como a pedra, a madeira ou o barro. Essas obras são peças tridimensionais dedicadas a todo o tipo de figuras.

Hoje em dia, as artes plásticas podem desenvolver-se nas mais variadas áreas e formas e representa umas das principais disciplinas de estudo, teórico e prático, nas Escolas, Academias e Universidades de Artes.

525 Visualizações 3 Total

References:

ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. Companhia das Letras. São Paulo, 1992

GENEHR, Elisabeth. O Processo de Formação do Artista Plástico e Suas Implicações no Ensino da Arte. Curitiba, 1986

PEVSNER, Nikolaus. Os pioneiros de desenho moderno: de William Morris a Walter Gropius. Martins Fontes. São Paulo, 1994

525 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo