Alla Prima

O que é a Alla Prima: Alla Prima, uma técnica ou um estilo de pintura, originalmente a óleo e praticada a partir do século XVII, na qual a tinta é…

Conceito de Alla Prima

Alla Prima é uma expressão italiana (que tem como expressão equivalente em francês, Au Premier Coup) e que numa tradução à letra, significa “à primeira”. E no mundo das artes, é utilizada para designar uma técnica ou um estilo de pintura, originalmente utilizando tinta a óleo e praticada a partir do século XVII, na qual a tinta é aplicada directamente na base escolhida, sem estudos nem preparação prévia, e o resultado final é atingido após uma única aplicação de pigmento e sem a realização de qualquer correcção ou retoque por parte do artista.

Para ser considerada uma obra executada com técnica de alla prima, a pintura deve ser realizada e terminada em uma única sessão, enquanto a tinta ainda está fresca.

Esta técnica requer uma segurança muito grande por parte do artista, na hora de aplicar a cor e a forma, porque tem que ser, numa única camada de pigmento, já que a pintura deve ser concluída de uma só vez, sem sobreposições nem retoques.

Os pintores que mais se destacaram na utilização desta técnica foram: Caravaggio, Rubens, Hals, Pieter Bruegel e Velázquez, que tem na obra “Las Meninas” de 1656, um maravilhoso exemplo desta técnica.

Las_Meninas_(1656),_by_Velazquez

Las Meninas de Velázquez, exemplo da técnica alla prima

453 Visualizações 1 Total

References:

CHILVERS, Ian (org.). Dicionário Oxford de arte. Tradução Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

LUCIE-SMITH, Edward. Dicionário de Termos de Arte. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1990.

MARCONDES, Luiz Fernando. Dicionário de Termos Artísticos. Rio de Janeiro: Rio, 1998.

453 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter