Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  História do Brasil
  •  História de Angola
  •  História de Moçambique
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Água-tinta

A Água-tinta, é uma técnica artística que permite a obtenção de superfícies regulares de meios-tons e texturas, isto é, diversos tons na gravura em metal.

A gravura em metal começou a ser utilizada na Europa no século XV, com as novas necessidades na realização de imagens impressas motivaram a procura de técnicas que permitissem um trabalho gráfico de alta qualidade da imagem impressa, além de resistência às grandes tiragens e edições.

herstellung-eines-kupferstichs

Representação da técnica de gravura em metal para a “Encyclopédie” de Diderot, gravura em metal, 1760

As matrizes da gravura em metal, podem ser feitas a partir de placas de cobre, zinco, alumínio ou latão. Estas são gravadas com incisão directa ou pelo uso de banhos de ácido. Água-forte, água-tinta, ponta seca são as técnicas mais usuais. A matriz recebe a tinta e uma prensa é utilizada para transferir a imagem para o papel.

A Gravura com água-tinta é realizada com uma fina camada de breu aquecida sobre a superfície da placa cujas diferentes áreas, recebem tempos diferenciados de gravação.

Os materiais básicos utilizados na água-tinta  são os seguintes: Breu em pó, goma-laca e o percloreto de ferro. O breu é uma resina de árvore que tem a finalidade de granular a placa para  a obtenção da água-tinta. A goma-laca é o produto indicado para a protecção das áreas que não se deseja a corrosão. O percloreto de ferro é o produto utilizado para a corrosão das áreas da placa.

A técnica da água-tinta geralmente é utilizada com outras técnicas de gravura em metal, como por exemplo, a água-forte. Neste caso, o gravador começa com a execução da água-forte e depois leva a placa à caixa de breu e aplica a água-tinta. Diferente da água-forte onde os tons são conseguidos pelo cruzamento de linhas, na água-tinta, o claro-escuro é obtido pelos diferentes tempos de corrosão da placa sobre uma camada de breu em pó que se adere à mesma após aquecimento.

A descoberta das qualidades e utilizações na gravura em metal, é atribuída a Jean Baptista Le Prince por volta de 1768.

Esta técnica, na História da arte tem como grandes mestres: Albrecht Dürer, Edgar Degas, Camille Pissarro, Goya, Chagall, Mason, Pablo Picasso, Paula Rego, entre outros.

74 Visualizações 2 Total

References:

AAVV. Guia de nous materials en la pintura y el gravat. Edicions de la Universitat de Barcelona. Barcelona, 2002

BUTI, Marco (org.), LETYCIA, Anna (org.). Gravura em metal. Edusp. Imprensa Oficial do Estado. São Paulo, 2002

CHILVERS, Ian (org.). Dicionário Oxford de arte. Tradução Marcelo Brandão Cipolla. Martins Fontes. São Paulo, 1996

COSTELLA, Antonio F. Introdução a gravura e história da xilogravura. Campos do Jordão. Mantiqueira, 1984

FIGUERAS, E. El grabado no tóxico: Nuevos procedimientos y materiales. Publicacions i Edicions de la UB. Barcelona, 2004

HOUAISS, Antonio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Objetiva. São Paulo, 2001

JORGE, Alice, e GABRIEL, Maria. Técnicas de gravura artística. Livros horizonte. Lisboa, 1986

LUCIE-SMITH, Edward. Dicionário de Termos de Arte. Publicações Dom Quixote. Lisboa, 1990

MARTINS, Itajahy. Gravura: arte e técnica. Prefácio Pietro Maria Bardi. Fundação Nestlé de Cultura. São Paulo, 1987

SOARES, Ernesto. História da gravura artística em Portugal – Os artistas e as suas obras. Livraria Sancarlos. Lisboa, 1971

74 Visualizações

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo