Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  História do Brasil
  •  História de Angola
  •  História de Moçambique
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Acrílico

Apresentação do conceito de Acrílico: Acrílico, nas artes, designa um tipo de tinta sintética solúvel em água que pode ser usada em camadas espessas ou finas…

Conceito de Acrílico

O termo acrílico, nas artes, designa um tipo de tinta sintética solúvel em água que pode ser usada em camadas espessas ou finas, permitindo ao artista combinar as técnicas da pintura a óleo e da aguarela. O acrílico é um produto sintético à base de resina, que se limpa facilmente e permite trabalhos com óptima qualidade e, pelas suas características, é o tipo de tinta ideal para fazeres quadros figurativos.

A partir de meados do século XX começou a substituir o óleo e é, hoje, um dos processos mais utilizados pelos pintores. O acrílico é um material relativamente recente na pintura artística e foi adoptado a um nível universalmente pela comunidade artística, tanto profissional como pelos amadores.

acrylic-paints

Acrílico

Aqueles que gostam de pintar devem saber que existem muitos tipos de tinta, mas a mais usada e mais versátil é a tinta acrílica, porque para além da facilidade de aplicação e manipulação, também tem um maior efeito de cor, maior resistência à humidade e não se escurecem com o tempo.

O acrílico é, sem dúvida, o meio pictórico mais versátil que existe, conseguindo imitar, com excelentes resultados, qualquer outro meio, textura ou efeito plástico. São poucos os materiais necessários para iniciar na arte da pintura com tinta acrílica. E a maioria deles podem ser adquiridos em lojas de materiais para artesanato ou lojas especificas de belas artes.

A tinta acrílica possui uma secagem muito rápida, no qual os pigmentos são contidos em uma emulsão de um polímero acrílico (cola de vinilo, normalmente). Em oposição à tinta a óleo que chega a demorar meses para secar completamente em trabalhos com camadas espessas, possui um odor menos intenso e não causa tantos danos à saúde por não possuir metais pesados, como o cobalto da pintura a óleo.

Em termos práticos, já que não depende de secantes, o diluente é a água, não é nociva ao pintor, seca rápido e a matriz cromática é ampla, torna-a muito popular entre artistas contemporâneos.

Pintar com tinta acrílica é literalmente pintar com plástico. Em termos de técnica, pintar com acrílico é parecido a pintar com aguarela, com a diferença de que o acrílico ao secar se torna resistente à água.

Pintar com acrílico é muito versátil em termos de possibilidades artísticas, existem literalmente, uma centena de hipóteses para o uso da tinta acrílica. Basicamente, o único limite para a tinta acrílica é a própria limitação do artista.

Compatível com outros aglutinantes à base de água, a tinta acrílica pode ter seu aspecto plástico diminuído e seu rebatimento da luz melhorado com a introdução da fórmula da cera emulsionada, ideal para a pintura de telas e de murais.

Em técnicas mistas, acrílica e óleo ou acrílica e pastel, a tinta acrílica é sempre utilizada primeiro já que a as tintas oleosas fixam-se no acrílico, mas o acrílico não se fixa nas tintas com vectores oleosos.

A tinta acrílica também é usada para pintura de residências, pode ser aplicado em ambientes internos e externos. É lavável, pode-se remover a sujidade com auxílio de uma esponja macia e sabão neutro. É bom salientar que as tintas acrílicas não podem ser aplicadas sobre vidro, metal, plástico ou outras bases oleosas ou lisas, pois essas não absorveriam a tinta convenientemente. Ao terminar uma obra com tinta acrílica é aconselhável um acabamento com verniz de polímero acrílico puro ou um pouco diluído com água, conseguindo assim, mais uniformidade da superfície pintada e uma maior luminosidade.

O acrílico está associado com a arte contemporânea, especialmente desde os anos cinquenta, principalmente no campo do Expressionismo abstracto americano e entre os pintores de valores geométricos e Pop Art.

Em 1950, as tintas acrílicas foram colocadas no mercado norte-americano e começaram a ser utilizadas por artistas de renome como Jackson Pollock e Marc Rothko, que utilizavam as tintas de maneiras diferentes dos pintores mexicanos.

Pollock utilizava tintas acrílicas directamente dos tubos sobre a tela para obter novas e grossas texturas, enquanto Morris Louis a diluída abundantemente em água. Surgiram assim, os primeiros grandes empastamentos, transparências, texturas e aplicações gestuais feitos com tinta acrílica.

225 Visualizações 2 Total

References:

GONÇALVES, Danúbio. Processos Basicos da Pintura – Óleo, Acrílico, Desenho, Composição, Suporte e Cor. Editora AGE Ltda. 1996

JACÓ, Cristina. Pintura Sem Mistério. 1ºEdição – Goiânia, 2013

SCOTT, Marylin. Pintura acrílica: guía para artistas principiantes y avanzados. Quarto Publishing, 2005

225 Visualizações

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo