Sistema de classificação de instrumentos Hornbostel-Sachs

Sistema de classificação de instrumentos Horbostel-Sachs: definição, origem e breve explicação da sua composição.

Conceito

O sistema de classificação de instrumentos Hornbostel-Sachs foi desenvolvido em 1914 pelo etnomusicólogo (ver etnomusicologia) austríaco Erich von Hornbostel e pelo musicólogo Curt Sachs. Este trabalho conjunto ficou conhecido na história da música como sistema Hornbostel-Sachs, ou Sachs-Hornbostel, uma referência clara aos seus criadores. Publicado pela primeira vez, em 1914, no «Zeitschrift für Musik», foi revisto em língua inglesa, em 1961, no «Galpin Society Journal». Apesar de muitas críticas, este permanece o método mais utilizado por profissionais de etnomusicologia e organologia para classificar instrumentos musicais.

O sistema Hornbostel-Sachs

O sistema Hornbostel-Sachs representou uma expensão do anteriormente desenvolvido por Victor Mahillon, no final do século XIX, um dos primeiros no Ocidente a classificar os instrumentos de acordo com o elemento produtor do som (existia um semelhante na Índia). Contudo, este apresentava uma limitação: restringia-se quase exclusivamente aos instrumentos ocidentais, especialmente os de tecla, fundamentais na música europeia mas quase inexistentes noutras culturas. Partindo desta limitação, Hornbostel e Sachs procuraram classificar instrumentos provenientes de outras culturas através da divisão do sistema em quatro partes:

  • Aerofones: som produzida pela vibração de uma massa de ar;
  • Idiofones : som produzido pelo próprio corpo do instrumento;

O desenvolvimento tecnológico trouxe, depois, novas invenções e com elas novos tipos de instrumentos: os mecânicos e os eléctricos. Os mecânicos, inicialmente na categoria dos idiofones, foram nomeados de “automatofones”. A categoria “electrofone” foi incluída em 1972, de modo a que se tornasse possível inventariar o património musical eléctrico e electrónico. Alguns autores defendem ainda a inclusão da categoria hidrofones que representaria todos os instrumentos cujo som é gerado a partir da água. O sistema Hornbostel-Sachs é, no entanto, simplificado, pelo que se devem ter em conta as várias subclassificações de instrumentos convencionadas.

1055 Visualizações 0 Total

References:

Instrumentos Musicais. Departamento do Património Móvel do IMC, IP, 2011. Em http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Download/Normas/NI_Arte_Instrumentos%20Musicais.pd

Rolo, R.P.H.H. (2007). Projecto DVD-ROM – Instrumentos Musicais – Uma aplicação em educação musical no terceiro ciclo. Dissertação de Mestrado, Universidade Aberta.

1055 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.