Shamisen

Shamisen é um instrumento de cordas geralmente utilizado na musica tradicional japonesa.

Shamisen é um instrumento de cordas geralmente utilizado na musica tradicional japonesa. A palavra “shamisen” significa “três cordas” que é precisamente o número de cordas que utiliza. O braço do instrumento é longo e na sua totalidade tem geralmente cerca de um metro de comprimento. É na realidade uma variante do instrumento de origem chinesa, Sanxian, e é tocado com recurso uma patilha grande apelidada de bachi.

Este instrumento chegou através da China ainda durante o século XVI e tornou-se popular na região de Okinawa. Inicialmente era tocado por artistas de rua e geishas sendo considerado um instrumento menor entre a classe de músicos. O instrumento só começo a ganhar destaque devido á sua utilização em peças de teatro kabuki durante o período Edo.

shamisen

Dois músicos a tocar com shamisen.

O corpo do instrumento é feito de madeira e por vezes protegido com pele verdadeira de animais. Nos primórdios da sua origem era utilizada a pele de cobra. O braço e o corpo do instrumento podem ser separados para facilitar o transporte. A construção varia em tamanho e forma dependendo do tipo de shamisen. Os três tipos principais são o futozao, o hosozao e o tsugaru. A diferença reside sobre tudo na largura e profundidade do corpo, produzindo assim sons ligeiramente diferentes.

O estilo de shamisen é escolhido conforme a performance que pretende acompanhar sendo alguns mais utilizados em teatro kabuki, o teatro de marionetas bunraku, e outros em cerimónias e celebrações. Tal como outras formas de arte também o shamisen deu origem a diversas formas de tocar e métodos de ensino diferentes. O instrumento é semelhante ao banjo e os preços podem variar consoante o material utilizado e também a destreza do músico com o instrumento. O corpo é chamado de “dô”, semelhante a um tambor, e o braço chama-se “sao”, podendo ser dividido entre três a quatro peças. As cordas são por norma feitas de seda ou de nylon.

41 Visualizações 1 Total
41 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo