Rock Alternativo

Definição de Rock Alternativo

O Rock Alternativo (também conhecido como alt-rock ou simplesmente, alternativo) é um estilo musical que tem a sua raiz na música Rock. Caracteriza-se pelas suas músicas serem estruturadas com base em ideias e composições típicas de Pop Rock, mas dotadas de uma sensibilidade menos comercial, e, consequentemente, com objectivos mais discretos e experimentais, afastando-se das expectativas e inclinações do grande público.

Efectivamente, o uso do termo “alternativo” parece indicar que se trata de algo que deseja ser fora do campo mais comercial da música rock, alienando-se de todo o espírito mais popular da música. Quer significar também música que quer diferir, não só em termos de sonoridade, mas também em termos de contexto social e de origem geográfica.

Hoje em dia a palavra “alternativo” é comummente associada a artistas ou bandas com origens musicais menos conhecidas do grande público, mas que acabam por ganhar alguma atenção comercial, independentemente da sua associação ao Rock.

Origens

O Rock Alternativo floresceu integralmente do panorama da música independente dos Estados Unidos e do Reino Unido no decorrer da década de oitenta. Bandas como os R.E.M. e os Violent Femmes constituem um dos exemplos mais embrionários de projectos musicais associados ao Rock Alternativo, uma vez que empregavam na sua sonoridade uma espécie de combinação de influências do Punk Rock e do Post-Punk, ao mesmo tempo que retinham certas marcas do Folk Rock. Com esta receita musical, estas bandas conseguiram criar uma nova forma de transmitir a mensagem do rock, mediante melodias mais frescas e distintas.

Por sua vez, toda a popularidade do Rock Alternativo na década de oitenta era baseada maioritariamente no boca-a-boca, mormente em trocas de mixtapes, em revistas dedicadas ao assunto e rádios menos comerciais.

Como tal, o Rock Alternativo permaneceria no desconhecido e fora das grandes tabelas musicais durante alguns anos, ofuscados por géneros como o Glam Rock ou o Synthpop típico dos anos oitenta, com excepção de bandas como os R.E.M., já indicados acima, os Hüsker Dü, e os The Cure, que teriam algum sucesso comercial no decorrer daquela década e que, inclusive, teriam oportunidade de assinar contracto com grandes produtoras musicais.

O caminho do Rock Alternativo

No entanto, e mediante o inesperado sucesso dos Nirvana com o lançamento do seu álbum “Nevermind” em 1991, juntamente com a ascendência do Britpop através de bandas como os Oasis, os Blur e os Suede, o Rock Alternativo sofreria uma mudança radical a nível de exposição. Tornar-se-ia, a partir da década de noventa, como um dos géneros mais procurados pelo grande público, e um autêntico pilar da música popular, dando a conhecer uma série de bandas e artistas que teriam muito sucesso (veja-se o caso dos Smashing Pumpkins).

O Rock Alternativo sofreria uma queda na sua popularidade à medida que o Grunge e o Britpop desapareceriam de cena, juntamente com um longo hiato do festival musical que mais visibilidade dava ao género: o Lollapalooza. No entanto, bandas como os Radiohead, Coldplay, The White Stripes e Arcade Fire contribuiriam para um ressurgimento do género, renovando a popularidade e atenção, em particular na passagem do milénio.

Géneros com raízes no Rock Alternativo

Nos finais dos anos oitenta, bem como nos primórdios dos anos noventa, o Indie Rock surgiria como uma expansão do Rock Alternativo, em grande parte através das obras musicais de bandas como os Pixies, e mais tarde, dos Pavement. No entanto, o Indie Rock distinguia-se do Rock Alternativo, na medida em que o primeiro primava por um estilo menos comprometido, rebelando-se e libertando-se dos métodos típicos de produção e de estruturação musical, ao contrário do que acontece com o Rock Alternativo. Com base no Rock Alternativo surgiriam também outras estilos musicais, actualmente bem populares, como o Noise Rock, o Hip-Hop Alternativo e o Grunge (sendo o exemplo paradigmático deste os Nirvana como acima já indicado).

125 Visualizações 1 Total
125 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo