Grammy Awards (Prémios da Música)

Os Grammy Awards (abreviatura de Gramophone Awards) são uns prémios da indústria da música, apresentados anualmente pela National Academy of Recording Arts and Sciences dos Estados Unidos e têm por objectivo premiar o desempenho dos artistas musicais que mais se destacaram nos mais destacados campos, nesse ano.

Além do desempenho artístico, também o desempenho técnico e a excelência de carreira são consagrados nesta cerimónia. Os Grammy Awards são os prémios de maior prestígio que se pode atingir no meio musical, o prémio que no cinema é equivalente com os Óscares.

A National Academy of Recording Arts and Sciences, ou somente NARAS, é a única associação a homenagear tanto o âmbito da conquista artística, como também a proficiência técnica e a excelência na indústria musical, sem se importar com o sucesso de vendas ou os resultados dos índices de popularidade.

Estes prémios procuram homenagear e premiar os artistas, bandas, músicas, álbuns, videoclipes, entre outros, que tiveram melhor excelência na produção, pouco importando o número de vendas ou alcance que os mesmos tiveram a nível mundial.

Ao contrário da maioria dos outros prémios entregues na indústria da música, como os VMAS, por exemplo, a votação dos Grammys não é popular, ou seja, não é feita por votação popular. Ela é feita pelos membros da junta da National Academy of Recording Arts and Sciences.

A primeira cerimônia do Grammy Awards, realizou-se no dia ‎4 de Maio de 1959 e já traz na sua história memoráveis actuações e artistas que levaram para casa diversos prémios em uma só noite, ou em toda a sua carreira.

O prémio que os vencedores levam para casa é um troféu com a forma de um gramofone banhado a ouro, inspirado no próprio nome do evento. Uma pequena curiosidade em relação ao troféu é o de, durante a cerimónia, é falso. O que é dado em mão aos artistas vencedores é uma réplica, de modo a evitar eventuais acidentes com o prémio.

18287793335_54e8ec08dd_b

Trofeos característicos dos Grammy Awards

Devido à grande transformação que a indústria da música tem vindo a sofrer ao longo dos tempos, estes prémios foram inicialmente distribuídos em dezoito categorias diferentes, passando em 2007 esse número subiu para cento e oito categorias.

Uma das principais categorias dos Grammy Awards é o Grammy Lifetime Achievement Award, que tem o objectivo de reconhecer o conjunto da obra de uma vida, de um artista. Este Grammy, também denominado Bing Crosby, em honra ao seu primeiro vencedor, já foi ganho por artistas tão diferentes como Frank Sinatra, Rolling Stones, David Bowie ou os The Doors.

Apesar desta cerimónia ser vista por muitos com alguma crítica e relutância, nomeadamente de ser uma promoção da indústria musical apenas para alimentar as massas e para a sua autopromoção, a verdade é que qualquer artista sonha em alguma vez, ao longo da sua carreira em receber um Grammy de ouro, como reconhecimento do seu trabalho.

Beyonce_Michael_Costello_Gown_Grammys

Beyoncé na Cerimónia de Prémios Grammys Awards 2014

Com o objectivo de promover a música latina, foi criado em 13 de Setembro 2000 pela Academia Latina de Artes e Ciência Discográficas (ALACD), dos Estados Unidos, o Grammy Latino. A versão latina do prémio tem diversos géneros, subdivididos em categorias tais como: gravação do ano, álbum do ano, música do ano e melhor artista revelação, como a versão em língua inglesa, também há categorias para géneros musicais propriamente latinos como a salsa entre outras. A maioria dos prémios é voltada para artistas de língua espanhola, mas qualquer música que tenha sido gravada em português ou espanhol pode concorrer ao prémio.

Também, existe a Fundação Grammy, criada em 1988 para cultivar a compreensão, valorização e promoção da contribuição da música gravada à cultura americana, a partir das lendas artísticas e técnicas do passado aos avanços musicais ainda inimagináveis, de futuras gerações de profissionais da música. A Fundação cumpre essa missão através de programas e actividades que envolvem a indústria da música e da comunidade cultural, bem como o público em geral. A Fundação trabalha em parceria durante todo o ano com a Academia de Gravação para trazer a atenção nacional para questões importantes, tais como o valor e o impacto da música na educação artística e na urgência de preservar a herança cultural.

184 Visualizações 1 Total

References:

grammy.com

184 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo