Gavota

Apresentação da antiga dança francesa gavotta, que se tornou popular nas cortes reais de França e Inglaterra, nos séculos XVII e XVIII.

Conceito

A gavota, ou gavotte, é uma antiga dança francesa, de origem popular, começada no 3.º tempo do compasso, em tempo vivo ou moderado.

Originária do Paýs de Gaps, na região Dauphiné, no sudeste de França, onde os habitantes eram conhecidos como “gavots”, a dança tornou-se popular nas cortes reais de França e Inglaterra, nos séculos XVII e XVIII. Com passos adaptados da branle (dança renascentista onde os dançarinos se posicionavam alinhados), a gavota era concluída com uma troca de beijos entre casais. Mais tarde, ocorreu uma evolução de carácter mais formal e passaram a ser trocadas flores.

A gavota na música

A gavota adquiriu enorme popularidade na corte de Luís XIV. Jean-Baptiste Lully, compositor da corte do rei-sol, é responsável pela composição de várias gavottes, assim como Rameau e Gluck (este já no início do período clássico). A gavota tornou-se num andamento opcional da suite barroca, sendo que deste período são conhecidas principalmente as gavottes das suites e partitas de J.S.Bach. Alguns movimentos de obras do início do século XVIII continham a indicação “tempo di gavotta”, indicando o sentido ritmo da dança, embora não fossem estritamente gavotas.

Existem alguns exemplos da autoria deste tipo de composições no século XX, por exemplo, na «Sinfonia Clássica» de Prokofiev e na Suite para orquestra de cordas de Schönberg.

731 Visualizações 1 Total

References:

The Editors of Encyclopædia Britannica (nd). Gavotte. Em https://www.britannica.com/art/gavotte

Kennedy, M. (1994). Dicionário Oxford de Música. Publicações Dom Quixote.

731 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo