Clave

Definição do termo clave, que designa o símbolo colocado, normalmente mas não exclusivamente, no início de cada linha musical.

Conceito

O termo clave, derivado da palavra latina clavis, designa o símbolo colocado no início de cada linha de música para indicar o local exato na partitura de uma nota em particular. Todas as outras notas são lidas em referência a esta. As claves podem, também, ser colocados em qualquer lugar na pauta musical onde comece a ser válida uma nova clave.

Embora já tenham existido muitas claves, só três continuam a ser utilizadas na notação musical moderna:

  • Clave de sol: posiciona a nota sol acima do dó central, na segunda linha, e é usada pela grande maioria dos instrumentos de madeira, dos metais mais agudos, do violino e violão, vozes mais agudas (soprano e contralto) e alguns instrumentos de percussão; representa, também, a mão direita em instrumentos de teclado.
  • Clave de fá: coloca a nota fá abaixo do dó central, na segunda linha descendente e é utilizada para a escrita da mão esquerda dos instrumentos de teclado e para instrumentos de registos grave (violoncelo ou contrabaixo, por exemplo), bem como as vozes mais graves (tenor e baixo). Também é possível escrever a clave de fá na terceira linha mas na atualidade o seu uso é raro.
  • Clave de dó: se na terceira linha é utilizada na música escrita para violoncelo; na quarta linha ascendente é usada para as partes acima da zona do baixo no violoncelo e no fagote. Já a clave de dó na primeira linha é somente encontrada em música medieval ou em alguma música do século XX, sendo por isso considerada obsoleta.

Realçar, ainda, que para instrumentos com um registo tão alargado como o piano, são utilizadas simultaneamente duas claves: a de sol, para a região mais aguda, e a de fá, para os registos mais graves.

162 Visualizações 1 Total

References:

Kennedy, M. (1994). Dicionário Oxford de Música. Publicações Dom Quixote.

162 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo