Audiência

Conceito de audiência

Audiência

O termo Audiência significa, sumariamente, grupo de pessoas que fazem parte de um público.

 

Audiência como conjunto de indivíduos

O uso da expressão Audiência é adequado quando se pretende referir um ou vários conjuntos de pessoas que participam numa comunicação pública (ouvindo-a ou vendo-a) numa mesma localização (audiência de um concerto, por exemplo) ou em sítios dispersos (audiência de televisão, por exemplo).
Estes grupos de ouvintes ou espectadores, designados de Audiência, também se podem chamar de assistência ou plateia.

 

No universo da comunicação social em particular, Audiência refere-se ao conjunto ou número de pessoas que, num dado momento, assistem a um programa de televisão ou ouvem uma emissão radiofónica.

Exemplo: “O último jogo do Benfica bateu o record mensal de audiências na SIC”.

 

Audiência no sentido de entrevista

Porém, audiência também é sinónimo de entrevista quando a expressão se usa para definir a ação de receber uma pessoa (ou autoridade) com a intenção de a ouvir (e vice-versa).

Exemplo: “O Sindicato dos Professores já tem audiência marcada com o Primeiro Ministro”.

 

Audiência no conceito de sessão solene

Audiência pode ainda significar sessão de tribunal. Neste caso o termo liga-se ao ato oficial de participar num julgamento de uma causa: ouvir as testemunhas, os advogados e/ou as partes interessadas.

Exemplo: “Hoje vou a uma audiência com o juiz”.

183 Visualizações 1 Total
183 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo