Ária

Ária: definição desta forma de composição musical e desenvolvimento ao longo da histório; tipos de árias.

Conceito

Uma ária (do italiano aria) designa, em sentido amplo, uma canção escrita para solista ou solistas acompanhados. Esta pode ser uma composição isolada ou fazer parte de obras mais complexas, normalmente óperas, cantatas ou oratórios.

O uso do termo remonta ao século XVI, em Itália, com a publicação de uma colecção de canções com acompanhamento contínuo (violoncelo ou cravo) de Giulio Caccini, em 1602, sob o título «Le nuove musiche». Caccini chamou estas canções de carácter estrófico de “arie”. No entanto, o termo deriva do grego e latino “aer”, que no século XIV representava um forma ou estilo simples de cantar e tocar melodias simples. Em 1607, a forma chegou à opera, com «Orfeo» de Claudio Monteverdi.

No início do século XVIII, com Alessandro Scarlatti, a ária era já uma peça mais ou menos extensa, e desenvolvida em forma ABA (aria da capo). Contudo, ainda no final do século, esta forma caiu um pouco em desuso, muito devido ao filósofo Rosseau e ao compositor Christoph Gluck, que a consideravam excessivamente dramática entre a diferença das partes que a constituíam.

Depois desta mudança, a forma nunca deixou de ser utilizada, especialmente na ópera, mas era-o de um modo muito menos estereotipado, dependendo das cenas e das intenções da obra. Compositores como Mozart, Rossini, Verdi e Wagner foram fundamentais para a criação de diferentes árias de elevada qualidade artística. Não é à toa que no repertório operístico tradicional, é o momento em que o solista (ou solistas) exibe tanto as sua habilidade cénica como musical.

Tipos de árias

As árias costumavam ser caracterizadas muito minunciosamente, de acordo com o sentimento e/ou humor que os compositores pretendiam transmitir. Por esta razão existem vários tipos, sendo que abaixo estão elencados somente alguns exemplos.

  • Aria Buffa: carácter cómico.
  • Aria con motto: ou seja, com motivo; muito em voga no período barroco, com uma passagem instrumental intermediária entre os trechos cantados com o motivo.
  • Aria da capo: também no período barroco, em forma de ABA, ou seja, com retorno à primeira posição.
  • Aria cantabile: lenta e suave.
  • Aria di portamento: com notas lentas, cantada em estilo legato; apaixonada.
  • Aria di mezzo carattere: normalmente com acompanhamento instrumental mais elaborado.
  • Aria parlante: declamatória, com um pequeno recitativo.
  • Aria di bravura: emprega trechos altamente virtuosísticos.
  • Aria all’unisono: com acompanhamento em uníssono ou oitavas com a parte vocal.
44 Visualizações 1 Total

References:

Dourado, H.A. (2004). Dicionário de termos e expressões da música. Editora 34.

Kennedy, M. (1994). Dicionário Oxford de Música. Publicações Dom Quixote.

 The Editors of Encyclopædia Britannica (nd). Aria. Em https://www.britannica.com/art/aria-solo-song

44 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter