Appoggiatura

Definição e desenvolvimento histórica da appoggiatura (música).

Conceito

O termo appoggiatura (do verbo italiano appoggiare, que significa apoiar) designa uma nota ornamental ou espécie de ornamento, geralmente colocada num grau superior àquela principal, em tamanho menor e unida por ela através de uma ligadura. Já a sua duração depende tanto do contexto como da época, ainda que seja sempre vista como “um pequeno intervalo fora do tempo” para a resolução final na nota principal.

Durante o Renascimento e na primeira fase do período Barroco, a duração da appoggiatura correspondia relativamente a um terço da nota principal e era de uma natureza mais melódica que harmónica. Já no final desta última época, pela altura de J.S. Bach, as appoggiaturas dividiam-se em dois tipos: uma de curta duração, com pouco efeito na harmonia, e uma longa (que emprestava mais de metade do tempo da nota principal), que criava uma dissonância com o objectivo de resolvê-la, naturalmente em consonante. Devido à sua natureza expressiva, a appoggiatura típica dos séculos XVII e XVIII era pensada ao tempo, de facto apoiando-se na nota principal, e não tanto como um retardamento. No século XVIII acontecia ainda que alguns compositores, como Mozart, não a escreviam mas destinavam a sua inserção ao critério dos cantores.

O século XIX assistiu a um gradual desaparecimento da appoggiatura da notação musical, algo também influenciado pela confusão com a accacciatura, um nota ornamental dissonante tocada exactamente ao mesmo tempo da nota principal mas libertada rapidamente (graficamente, esta é representada por um pequeno traço oblíquo na nota ornamental, elemento esse que a distingue da appoggiatura). A appoggiatura passou simplesmente a ser interpretada, no fundo, como uma parte “em tempo regular” da música. Só depois viria a ser novamente apreciada e compreendida de acordo com os parâmetros anteriores ao século XIX.

123 Visualizações 1 Total

References:

Kennedy, M. (1994). Dicionário Oxford de Música. Publicações Dom Quixote.

The Editors of Encyclopædia Britannica (nd). Appoggiatura. Em https://www.britannica.com/art/appoggiatura

 

 

 

123 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo