Adagio

Conceito de adagio em música.

Conceito

O termo adagio indica um andamento musical interpretado a uma velocidade lenta, com à vontade, de modo vagaroso (como referencial, não tão lento quanto um largo mas mais do que o andante). A palavra deriva do italiano “ad agio”, que significa com comodidade. Já a indicação “adagissimo” significa extremamente lento e “adagio assai” muito lento.

Por extensão, um movimento lento é geralmente chamado «um adagio». Normalmente, o segundo andamento de um concerto e o segundo ou terceiro andamento de uma sinfonia correspondem a um adagio, embora estes também possam ser peças independentes. A duração dos andamentos adagio varia consoante a época de composição: no renascimento, duravam aproximadamente 3 a 4 minutos; no barroco e no período clássico, uma média de 7 a 8 minutos; no romantismo, ceca de 15 minutos; no período contemporâneo, volta a cair para 7 a 8 minutos.

Alguns exemplos conhecidos de “adagios” são o “Adagio em si menor” de W.A.Mozart, o primeiro andamento da “Sonata ao Luar” de Beethoven, o “Adagio em sol menor” de Tomaso Albinoni, o “Adagio para cordas” de Samuel Barber, entre tantos outros.

42 Visualizações 3 Total
42 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter