Acústica

O conceito de acústica musical.

Conceito de acústica musical

O termo acústica indica, na verdade, qualquer coisa relacionada com o sentido de audição mas é usado vulgarmente em dois outros sentidos que, por força, se inter-relacionam.

Por um lado, refere-se ao ramo da física que contempla o estudo das propriedades, produção e transmissão do som. De um modo geral, som define-se como a consequência das vibrações de uma fonte sonora, as quais são depois transmitidas através do ar até ao tímpano do ouvido onde provocam vibrações à mesma frequência. As propriedades do som são as seguintes: altura (que depende da velocidade das vibrações), duração, intensidade (que depende da amplitude das vibrações) e timbre (permite distinguir a qualidade do som).

Por outro lado, acústica diz também respeito à qualidade de uma construção no que se refere à sua aptidão para permitir uma audição clara da fala ou da música. O espaço é determinante para a percepção dos receptores dado que diferentes materiais/arquitecturas oferecem diferentes respostas sonoras. A acústica de um sala é, assim, uma peça fundamental na percepção espacial do ser humano, que é capaz de apontar características do espaço sem recorrer à visão.

162 Visualizações 1 Total

References:

Kennedy, M. (1994). Dicionário Oxford de Música. Publicações Dom Quixote.

Sousa Mendes, M.J.A.C. (2015). Espacialização musical: a banda sonora de “Bom Dia, Alegria!). Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.

162 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo