Acidentes

Acidentes: símbolos utilizados na notação musical para indicar o afastamento momentâneo da armação de clave, subindo ou descendo a altura de uma nota.

Conceito

Os acidentes, ou alterações, são símbolos utilizados na notação musical para indicar o afastamento momentâneo da armação de clave (que, por sua vez, é indicadora da tonalidade da composição), subindo ou descendo a altura de uma nota através de sustenidos, bemóis, duplos sustenidos, duplos bemóis, bequadros. Estes acidentes surgem, na partitura, do lado esquerdo da nota a ser alterada. Os símbolos são exactamente os mesmos utilizados na armação de clave mas somente quando ocorrem junta a uma nota adquirem e nome e função de acidentes.

O sustenido (♯) sobe meio-tom à altura da nota enquanto o bemol (♭) baixa meio-tom. Na mesma lógica, o duplo sustenido (sustenido duplo) sobe um tom enquanto o duplo bemol (♭♭) baixa um tom. Já o bequadro ( \natural ) cancela qualquer acidente estabelecido previamente numa nota, dentro do mesmo compasso.

São válidos dentro do compasso que se encontram, excepto quando anulados (função do bequadro). Se relacionado com a última nota do compasso, estando ligado a uma nota do compasso seguinte, permanece válido também para esta última. É de realçar, contudo, que nalguma música do século XX, o acidente é lido como apenas afectando a nota antes do qual está colocado, o mesmo que acontece normalmente na música desde a Idade Média ao século XVII.

35 Visualizações 1 Total

References:

Kennedy, M. (1994). Dicionário Oxford de Música. Publicações Dom Quixote.

35 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter