Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  História do Brasil
  •  História de Angola
  •  História de Moçambique
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

ABBA

Os ABBA foram um grupo sueco de música sueco, activo entre 1972 e 1982. O nome é um acrónimo formado com as primeiras letras do nome de cada membro do grupo, nomeadamente, Benny Andersson, Anni-Frid “Frida” Lyngstad, Björn Ulvaeus e Agnetha Fältskog. A banda conheceu o estrelato depois de vencer a edição do Festival Eurovisão da Canção em 1974, com a canção «Waterloo».

Formação do grupo

A história dos ABBA teve o seu início em Junho de 1966, quando Björn Ulvaeus, na altura membro do grupo folk “Hootenanny Singers”, conheceu Benny Andersson, responsável pelas teclas do maior grupo sueco pop da década, “The Hep Stars”. Poucas semanas depois deste primeiro encontro, a dupla escreveu a primeira canção em conjunto e, no final dos anos 60, começaram a colaborar regularmente. Por esta altura, Benny já tinha abandonado os “The Hep Stars” e os “Hootenanny Singers” limitavam-se a gravar em estúdio.

A composição do banda que viria a ser conhecida mundialmente como ABBA ficou completa em 1969, quando os dois músicos conheceram Agnetha Fältskog, uma cantora já bem sucedida, a solo, e Anni-Frid Lyngstad (conhecida como Frida), também com uma carreira a solo. Nos primeiros tempos limitaram-se a colaborar somente através de suporto vocal ou instrumental nas gravações a solo ou em dueto, entre os quatro. A ligação entre os músicos não era só profissional – era também pessoal – e essa imagem marcou vincadamente o percurso da banda. Björn e Agnetha casaram em Julho de 1971 e o outro casal, embora já junto, viria a oficializar o matrimónio em Outubro de 1978.

Waterloo

Na Primavera de 1972, o grupo (a este ponto, chamavam-se Björn & Benny, Agnetha & Anni-Frid) gravou a canção «People Need Love», que obteve um sucesso razoável na Suécia. Impulsionados pelo resultado, concorreram à edição de 73 do Melodifestivalen, a competição que elegia o candidato nacional ao Festival Eurovisão da Canção, com a canção «Ring Ring». Ficaram classificados em terceiro mas o single e o álbum do mesmo nome foram os maiores hits do ano na Suécia.

Este sucesso revelou-se um presságio. No ano seguinte regressaram à competição com «Waterloo», que os levou a representar a Suécia na final da Eurovisão em Brighton, Inglaterra, a 6 de Abril. A banda, que já se dava a conhecer como ABBA (um acrónimo com as letras dos seus primeiros nomes), venceu a competição e a canção atingiu o primeiro lugar de todos os tops na Europa e um lugar entre os top ten nos Estados Unidos, onde a Eurovisão não tinha qualquer importância.

Sucesso mundial

No entanto, os ABBA não foram levados muito a sério depois da vitória porque sofriam o estigma de serem “vencedores da Eurovisão”. Passaram 18 meses até que uma  das suas canções voltasse um hit. A “honra” coube a «SOS», uma canção do terceiro álbum simplesmente intitulado «ABBA». Do mesmo álbum, a canção «Mamma Mia» permitiu-lhes ocupar o primeiro lugar no Reino Unido – lugar que ocuparam nesse país nove vezes entre 1974 e 1980 –  e foi número um durante dez semanas na Austrália. A banda viria a conhecer um sucesso sem precedente neste país nos anos seguintes.

Em 1976, eram já um dos grupos mais populares em todo o mundo. Singles como «Fernando» e «Dancing Queen» ocuparam todos os top mundiais, incluindo os Estados Unidos. No final daquele ano, o lançamento do álbum «Arrival», com grandes hits como «Money, Money, Money» e «Knowing Me, Knowing You», representou a continuação da febre mundial ABBA.

ABBA

Seguiu-se uma grande tour de concertos pela Europa e pela Austrália, entre Janeiro e Março de 1977, e a estreia do filme «ABBA – The Movie», em Dezembro de 1977, que coincidiu com o lançamento de um novo álbum, que incluía as canções «The Name of the Game» e «Take a Chance On Me». Em Abril de 1979, saía o sexto álbum dos ABBA, «Voulez-Vous», com grandes sucessos como «Chiquitita», «Does Your Mother Know» e «I Have a Dream». Ainda no mesmo, realizaram uma grande tour pelos Estados Unidos e pelo Canadá.

Contudo, Björn e Agnetha tinham anunciado o seu divórcio no início do ano. Não representou o final da banda mas abriu uma racha na imagem feliz dos dois casais a fazerem música juntos. Seria o prelúdio para o início de um intervalo ainda não finalizado à data.

O intervalo dos ABBA

Em Março de 1980, os ABBA deram os seus últimos concertos ao vivo, numa tour pelo Japão. O resto do ano foi dedicada à gravação do álbum «Super Trouper», que contém o clássico «The Winner Takes It All”.

Em Fevereiro de 1981, Benny e Frida anunciaram também o seu divórcio. Foi a ruptura total com a imagem que os tinha acompanhado desde o início. Não obstante, os quatro continuaram a trabalhar juntos e ainda no final desse ano lançaram um novo álbum «The Visitors». Contudo, a energia já não era a mesma e começavam-se a desenhar novos objectivos individuais. Björn e Benny tinham decidido escrever um musical e Agnetha e Frida voltaram-se para as suas carreiras a solo.

No final de 1982, a banda anunciou que fariam um intervalo, uma separação que não fechava as portas a um novo início. O certo é que tal ainda não aconteceu. A música dos ABBA, essa, nunca morreu: filmes, musicais, edições de colecções, e até mesmo um museu em Estocolmo. No dia 6 de Junho de 2016, numa festa privada que comemorou o 50.º aniversário do primeiro encontro entre Björn e Benny, Frida e Agnetha subiram a palco para interpretar «The Way Old Friends Do» e depressa foram acompanhadas pelos festejados. Os quatro  músicos já não cantavam juntos desde 1986.

30 Visualizações 2 Total
30 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter